Caracterize as florestas de zonas temperadas ?
Soluções para a tarefa
A vegetação predominante são arbustos e plantas herbáceas.
As partes mais quentes e seca desse bioma, localizam-se onde os solos são mais arenosos, pobres em nutrientes, tendem a desenvolver pinheiros. Como os solos tendem a ser secos, os incêndios são frequentes, mais porém as plantas desse bioma é capaz de resistir ao dano causado pelo fogo.
Resposta:
A flora é composta por três grupos principais de árvores decíduas, coníferas e de folhas largas.
As folhas variam sua coloração durante o outono, indo de avermelhadas até tons de marrons e dourados. Logo no início do inverno perdem suas folhas, como forma de reduzir o metabolismo, que só voltam a aparecer na primavera.
Entre os exemplos de árvores das florestas temperadas estão os bordos, carvalhos, castanheiros, faias e olmos.
As árvores coníferas têm esse nome porque as sementes se desenvolvem em forma de cone. Essas árvores também são chamadas de sempre-vivas porque são verdes em todas as épocas do ano. São exemplos de árvores coníferas os abetos e cedros.
Além das árvores, a cobertura vegetal também apresenta arbustos, plantas herbáceas e rasteiras.
Fauna
Fauna da floresta temperada
Animais encontrados em florestas temperadas
A fauna nas florestas temperadas é bastante variada. Nesse bioma são encontrados javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, aves de grande porte, ursos, esquilos e veados.
Por conta da definição clara das estações, há animais que têm comportamento peculiar no inverno, como os ursos, que hibernam, e os esquilos, que armazenam comida. Há, ainda, os animais de hábitos noturnos, como morcegos, corujas, gambás e gatos selvagens.
Devido às particularidades das regiões, a ocorrência de animais varia de floresta para floresta. Animais como marsupiais, ursos coalas, gambás e cangurus são comumente encontrados na Austrália.