Caracterize as fases do Renascimento e cite suas principais influências para o mundo.
Soluções para a tarefa
As fases do Renascimento representam a divisão desse movimento artístico em três períodos: Trecento, Quattrocento e Cinquecento. Elas marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna nos séculos XIV, XV e XVI. Os artistas dessa época buscavam expressar em suas obras as reações humanas (humanismo) misturado ao naturalismo, outro aspecto fundamental desse movimento, que reproduzia com semelhança traços e comportamentos humanos.
Trecento (século XIV)
O Trecentro é uma das fases que dividiu o Renascimento. Ela marcou o início dessa época que teve origem na cidade de Florença, Itália. A economia da cidade era aquecida pela produção e comercialização de tecidos. A cidade era reconhecida por ser um importante centro político, econômico e cultural. Naquela época, já era possível perceber o crescimento e autonomia financeira da classe média. Pois, as produções eram divididas por corporações de ofícios, onde os materiais de maior valor, produzidos por essa classe, se destacavam entre as igrejas e capelas da cidade.
Quattrocento (século XV)
O Quatrocenttro foi uma das fases do Renascimento em que o Humanismo ganhou destaque, espalhando-se por todos os países da Europa. Com isso, ela atingiu o auge da literatura, arquitetura e artes plásticas na Itália. Nesse período, muitos artistas foram contratados para pintar obras e construir projetos arquitetônicos, o que caracterizou uma consolidação de diferentes artes.
Nas obras, os autores buscavam transmitir o realismo (aspectos que envolviam o humanismo renascentista). Além disso, houve uma forte influência do paganismo (mitologia).
Cinquecento (século XVI)
Entre as fases do Renascimento, o Cinquecento foi o período que o estilo renascentista se firmou em outros países do continente europeu, como Portugal, Alemanha e França. Nessa fase, os artistas inovaram em suas obras, distanciando-se dos temas religiosos e misturando-se com aspectos profanos. As primeiras Academias de Artes foram fundadas nessa época. As estruturas (Academia das Artes do desenho e Academia de São Lucas), localizadas na Itália e Roma, queriam inovar o conceito de Academismo no país ao instituí-lo como um sistema de ensino superior e movimento cultural.
Com isso, houve uma normatização do aprendizado e estímulo de debates teóricos, que serviram como instrumentos do governo para divulgação e consagração de ideologias políticas e sociais. Entre as fases do Renascimento, o Cinquecento também reuniu atores importantes no âmbito da literatura, arquitetura e pintura.
OBS: Para ver mais, vá no site do "Educa Mais Brasil" e olhe as "Fases do Renascimento".