História, perguntado por pizzaday1072019, 3 meses atrás

Caracterize a revolução de outobro

Soluções para a tarefa

Respondido por mr3922966
0

Resposta:

O golpe foi preparado apenas com alguns dias de antecedência e era previsível, uma vez que desde há algum tempo que os bolcheviques controlavam os acessos e os pontos vitais da cidade. Nesse dia teve lugar o ataque final e decisivo, com o cerco ao chamado Palácio de Inverno, o último reduto do governo provisório. As hostilidades tiveram início durante a tarde e às 10 horas da noite o cruzador Aurora disparou os primeiros tiros a partir do porto. Embora a historiografia oficial soviética viesse mais tarde a pintar este episódio com cores heróicas, o assalto deparou com pouca resistência. Este dia assinala, portanto, o desfecho de um longo processo que conduziu à vitória dos comunistas na Rússia.

 Como foi esse processo?  

No início do século XX, os bolcheviques não existiam ainda enquanto organização autónoma. Isso só aconteceu em 1903, quando ocorreu uma cisão no interior do Partido Operário Social-Democrata Russo: a maioria dos delegados, que formava uma espécie de “linha dura” que preconizava a revolução armada, foi chamada de “bolchevique” que significa, precisamente, “maioritário” em russo. Posteriormente, veio a dar origem a um novo partido e a adotar a designação de “comunista”, assumindo-se como a vanguarda da luta armada contra o regime do Czar. Os bolcheviques aumentaram gradualmente a sua implantação e influência junto de soldados, operários e camponeses, que constituíam a sua base social de apoio. As suas células-base eram assembleias populares, formadas em cada cidade, e que se chamavam “sovietes”. Os bolcheviques desempenharam um papel importante nas revoltas de 1905, mas a tomada do poder tornou-se um objetivo próximo apenas em março de 1917, com a abdicação do czar e o fim do império russo.

 O que aconteceu nessa altura?  

A Rússia estava há vários anos mergulhada numa profunda crise política, económica e social. O regime autoritário do czar Nicolau II tinha-se mostrado incapaz de reformar o estado russo e de corrigir as enormes desigualdades que existiam no país. A entrada da Rússia na I guerra mundial agravou subitamente o descontentamento social e o estado de penúria em que vivia boa parte da população. Em março de 1917, o regime colapsou. O czar abdicou do trono e subiu ao poder uma junta provisória que juntava diversas sensibilidades, desde liberais e reformistas a aristocratas e socialistas. Mas o poder nas ruas da capital e das principais cidades estava nas mãos dos sovietes, controlados pelos bolcheviques, que não reconheciam a autoridade do governo provisório e que reclamavam a revolução total. O primeiro-ministro Alexander Kerenski cometeu diversos erros, o principal dos quais foi o de manter a Rússia na guerra, que tinha esgotado os recursos do país e era o grande motivo da revolta social. A sua queda, a 7 de novembro, consagrou a tomada do poder pelos bolcheviques, sob a liderança de Lenine.

Explicação:

Perguntas interessantes