Caracterize a questão negra e indígena durante a Era Vargas
Soluções para a tarefa
Resposta: Em agosto de 1940, o presidente Getúlio Vargas visitou a aldeia dos índios Karajá na Ilha do Bananal, no Brasil Central. Foi o primeiro presidente brasileiro a visitar uma área indígena, ou o Oeste da nação nesse sentido. Três anos antes ele havia dissolvido o Congresso e abolido todos os partidos políticos, proclamando um Estado Novo compromissado com o desenvolvimento e a integração nacional. Como parte de seu projeto multifacetado de construção de um Brasil novo - mais independente economicamente, mais integrado politicamente e socialmente mais unificado, Vargas voltou-se para o valor simbólico dos aborígenes. Diferentemente de "plantas exóticas"do liberalismo econômico e do Marxismo, os quais o regime autoritário nacionalista procurou extirpar o solo brasileiro mediante repressão política, censura e intervenção federal em assuntos regionais, os índios seriam defendidos por Vargas por conterem as verdadeiras raízes da brasilidade.
Explicação:
A educação indígena e negra na Era Vargas tinha a aldeia dos índios Karajá como uma das principais visitas do antigo presidente, sendo.o primeiro a visitar um espaço do território da nossa população nativa, observando a partir desse momento a necessidade de educar nossas populações sobre a história que nos antecedeu.
Como vemos o olhar de Getúlio Vargas sobre a educação sobre essas bases?
A educação sobre a população negra se deu a partir do valor simbólico, considerando a escravidão e suas consequências para a base estrutural do nosso país.
O que se interligou com a educação nas escolas sobre as populações indígenas, através do respeito aos povos nativos, por contarem as raízes do Brasil.
Mais sobre a Era Vargas:
https://brainly.com.br/tarefa/9809706
#SPJ2