Caracterize a porção norte do território chinês.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A República Popular da China é, na atualidade, a segunda maior economia mundial, o terceiro maior país do mundo em superfície (9.597.000 km²) e a maior população nacional (mais de 1,3 bilhão de habitantes).
Esse país, de rica, antiga e brilhante civilização, durante mais de um século, foi dominado por potências estrangeiras, em especial europeias, até 1949, quando se tornou socialista.
O país é marcado por inúmeros contrastes, como a grande disparidade entre a parte oriental industrializada, em acelerado desenvolvimento, e a parte ocidental agrícola, pobre e rural.
Aspectos físicos da China
Relevo
A China tem o terceiro maior território do mundo (9,6 milhões de Km²), superado apenas pelos territórios da Rússia e do Canadá. O país revela um grande contraste fisiográfico entre as porções oeste e leste.
Em relação ao relevo (estrutura geológica), o território chinês apresenta, na porção oeste, os planaltos, com grande destaque para o Planalto do Tibete, considerado o “teto do mundo”, em razão das altitudes médias que superam os 4 mil metros.
Na porção sudoeste, fronteira com Índia, Nepal e Butão, países da Ásia Meridional, está disposta a imponente Cordilheira do Himalaia – cadeia do Período Terciário formada pela convergência das placas Indo-Australiana e Eurasiana, decorrente de um dobramento moderno, área com intensos abalos sísmicos por se tratar de um processo orogênico.
No Himalaia, encontra-se o Monte Everest, ponto culminante do planeta com 8 848 metros de altitude, localizado na fronteira entre China (território anexado do Tibete) e o Nepal.
Explicação: