História, perguntado por LeticiaVieira281, 1 ano atrás

Caracterize a participação dos Estados Unidos na guerra de independência de Cuba e na abertura do Canal do Panamá.

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
57
Bom dia.

  A independência de Cuba foi uma das independências tardias da América Latina, tendo acontecido em 1898, com a assinatura do Tratado de Paris junto à Espanha, que a mantinha sob seu domínio.
  
  Cuba teve diversos movimentos buscando autonomia, mas por ser uma província muito vantajosa para a Espanha, com sua monocultura de tabaco e açúcar, nunca conseguiu. A adminitração hispânica suprimiu diversos levantes.

  Apenas com os movimentos de independêncai da América do século XIX, houve maior agitação, que resultou na morte de diversos inocentes com a "Guerra dos Dez Anos" e mesmo assim a Espanha conseguiu manter Cuba e seu domínio. COntudo, logo depois, surgiu mais um movimento, que teve grande reação repressora espanhola, o que a acabou fazendo os EUA entrarem na guerra ao lado dos cubanos, pois temiam perder suas relações comercias com a até então colônia. 

  Assim, os EUA ajudou Cuba a se tornar independente, em 1898, com a assinatura do Tratado de Paris.

  Já na construção do Canal do Panamá, antes a região estava sob domínio da Colômbia, então os EUA incitaram e ajudaram a população do Panamá a  adquirir independência, para que pudesse assim construir o canal, que era de seu interesse para o transporte comercial. 

  Assim, tendo ajudado na sua independência, o governo do Panamá concedeu aos EUA construir o canal e administrá-lo de 1914 a 1999, quand o canal voltou a ser, por direito, administrado pelo Panamá.

  Espero ter ajudado^^
Perguntas interessantes