caracterize a formaçao das monarquias nacionais ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Formação das Monarquias Nacionais. A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu durante o período da Baixa Idade Média, entre os séculos XII e XV, nos países da Europa Ocidental, com destaque para as monarquias portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.
As monarquias nacionais europeias formaram-se no fim da Idade Média por meio da necessidade de superação da instabilidade de vida que atrapalhava o comércio. Tal instabilidade, muitas vezes causada por nobres, inspirou a monarquia a aliar-se com a ascendente burguesia para centralizar a administração e o exército, levando ao nascimento dos modernos Estados Nacionais. Exemplos precoces nesse sentido são:
- Portugal, com a Revolução de Avis
- Espanha, com o casamento dos Reis Católicos
- França, com a vitória na Guerra dos Cem Anos
- Inglaterra, com o fim da Guerra das Duas Rosas
Explicação:
Os Estados Nacionais tiveram início no momento em que houve a crise do Feudalismo, onde os senhores feudais já não eram tão poderosos como antes. Assim o rei que passaria a ser a figura maior, realizando uma centralização do poder, bem como promovendo uma nação mais forte. Assim sendo, foi um movimento determinado pelas elites.
Assim ficou conhecida a monarquia absolutista, que era uma forma de governo bastante comum na Idade Média, onde os monarcas (reis), na teoria, tinham o poder absoluto sobre uma nação, ou seja, um poder ilimitado.
Teoricamente, o rei era visto como superior em todos os sentidos, e a sua decisão é que prevalecia. Isto é, o mesmo tinha o completo controle do Estado e da população de seu país.
Veja mais sobre monarquia absolutista em:
brainly.com.br/tarefa/1840958