História, perguntado por Klendario, 11 meses atrás

Caracterize a Europa no contexto da primeira guerra guerra mundial.

Soluções para a tarefa

Respondido por bourguignona48p4kvc9
3

A Primeira Guerra Mundial é um dos acontecimentos mais contestados na história; a complexidade e o número de causas teóricas são o maior motivo da confusão. Uma das principais razões dessa complexidade, é o longo período de incubação das tensões pré guerra, começando com a unificação da Alemanha por Bismarck e crescendo daí em diante.

Não há dúvida que a política externa equivocada da Alemanha contribuiu para a eclosão da guerra, mas em que extensão ela contribuiu é assunto de discussões. Alguns historiadores sugerem que a Alemanha desejava a guerra e preparou sua eclosão e outros até sugerem que a Alemanha se sentiu obrigada a se engajar na guerra naquele momento.

De qualquer maneira, há opiniões de que a guerra aconteceu devido aos líderes fracos da época, outras acham que a guerra eclodiu por acaso – que a Europa foi levada à guerra devido às tensões causadas pelo sistema de alianças.

Triplice Entente - França, Russia e Grã Bretanha


Finalmente, alguns historiadores argumentam que a 1ª Guerra Mundial foi o ápice dos desenvolvimentos históricos na Europa. Esse argumento se baseia em que a guerra era inevitável entre a Áustria e a Sérvia, que a expansão imperial da Russia era também algo que provocava a guerra e que os franceses ainda estavam furiosos pela perda da Alsácia-Lorena na guerra franco-prussiana.

Havia um surto geral de nacionalismo na Europa, que também teve um papel de destaque no inicio do conflito. A guerra se tornou inevitável quando o imperador austro-húngaro Franz Joseph mandou uma carta ao Kaiser alemão Guilherme II, pedindo colaboração da Alemanha contra a Sérvia. Theobald von Bethmann-Hollweg, o chanceler do Kaiser Guilherme II, telegrafou de volta garantindo que a Áustria-Hungria teria o apoio da Alemanha em qualquer ação que se fizesse necessária contra a Sérvia.

O sistema de alianças[editar | editar código-fonte]

Um fator que colaborou para a escalada do conflito foi o sistema de alianças do final do século 19. Embora os diferentes países da Europa sempre tivessem tido alianças entre si, o modo diplomático em vigor durante o século 19 era ter alianças secretas. Os países então, se comprometendo a ter ações militares defensivas. Isso foi encorajado por Bismarck que, no processo de unificação da Alemanha, procurou pacificar os estados circundantes que poderiam vir a se tornar hostis.

Embora a Alemanha tenha se aliado com os impérios da Áustria e da Russia nessa época, no começo do século 20 as alianças mudaram. A Alemanha se aliou com Áustria-Hungria e Itália, os chamados Poderes Centrais assim esses países formaram o que ficou conhecido como a Tríplice Aliança.

Enquanto isso, a França, desesperada em busca de aliados após a guerra franco-prussiana, cultivou uma amizade com a Rússia. A Grã Bretanha também se sentia isolada por causa do ambiente europeu cada vez mais dividido em facções e buscou alianças com outros grandes poderes na Europa. Isso levou a Entente Cordial com a França.

Por volta de 1914 a maior parte dos pequenos Estados europeus já tinha sido arrastado para alguma dessas alianças. A Sérvia se aliou à Russia antes sua inimiga. A Bulgária escolheu ficar ao lado da Alemanha. Alguns pequenos Estados mantiveram sua neutralidade nessa rede complicada de alianças. A Bélgica, por exemplo, foi um Estado neutro, sua independência foi garantida pela Grã Bretanha, França e Alemanha.

Perguntas interessantes