Caracterize a escravidão no continente africano, antes de os europeus começarem a realizar o tráfico transatlântico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
As pessoas se tornavam escravizadas na África principalmente por guerras. Sabemos que a escravidão já existia na África antes da chegada dos europeus no continente, mas a escravidão se tornou um negócio lucrativo tanto para os africanos que escravizavam, quanto para os europeus que traficavam escravos.
A relação entre senhor e escravo, tanto na África como na América, sempre foi baseada na violência, nos castigos e nas punições disciplinares. Além disso, as pessoas foram retiradas dos meios em que viviam, separadas de suas famílias, obrigadas a aprender outros idiomas e outros costumes, além de terem sido humilhadas e torturadas. Todas essas características foram chamadas de processo de desterritorialização, que ocorre quando indivíduos são retirados à força de seus territórios para outros territórios muitas vezes inóspitos.
Antes do comércio transatlântico dos europeus e a intensificação do processo de escravidão, esse processo era entendido pela comunidade como uma forma de punição em meio a uma desonra cometida por algum indivíduo, como um roubo, ou seja, não tinha finalidades comerciais usualmente, e mesmo escravos, em algumas comunidades, ainda era possível ter direitos, como se casar.
A visão eurocêntrica tenta justificar as atrocidades do processo escravista a partir da história do início da escravidão no continente africano, porém, a massificação da venda de pessoas, tirando-lhes assim sua humanidade e dignidade, não pode ser facilmente justificada.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/12621053
Bons estudos!