Geografia, perguntado por Kaai2, 1 ano atrás

Caracterize a demografia e economia do japão

Soluções para a tarefa

Respondido por Nerd003
4

A população do Japão, segundo dados do censo mais recente (2010) é de 128.057.352 de habitantes, em 2013 ela foi estimada em 127,3 milhões de pessoas, tornando o país o décimo mais povoado do mundo. Seu tamanho foi atribuído às altas taxas de crescimento que ocorreram durante o final do século XIX e começo do século XX.

Porém recentemente o crescimento populacional vem se reduzindo devido a fatores como a baixa fertilidade e o baixo número de imigrantes. Segundo estimativas a população japonesa pode diminuir a 100 milhões em 2050, e 64 milhões em 2100. Se prever que uns dos principais problemas que está redução trará será um déficit financeiro devido ao aumento de dependências pelo elevado número de idosos e a diminuição da quantidade de jovens capacitado a trabalhar.

Em geral, ela é bastante homogênea, sendo quase toda composta por japoneses étnicos. Há também as minorias étnicas indígenas, como os ainus, e de estrangeiros que vão ao país em busca de emprego. Em 2004 o Ministério da Justiça estimou o número de estrangeiros legais em quase dois milhões sendo estes principalmente coreanos, chineses, taiwaneses, brasileirose filipinos, as outras minorias são peruanos, estadunidenses, ingleses, tailandeses, indonésios, vietnamitas, australianos, canadenses, indianos, iranianos, russos, entre outros.

economia do Japão é a terceira maior do mundo por PIB nominal, a quarta maior em paridade do poder de compra e é o segundo maior país desenvolvido do mundo. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB per capita do país era de US$ 36 899, o 22º maior em 2013. O Japão é um membro do G-8. A economia japonesa é analisada pela Pesquisa trimestral Tankan de sentimento empresarial conduzida pelo Banco do Japão.

O Japão é o terceiro maior produtor de automóveis do mundo, possui as maiores indústrias de bens eletrônicos e frequentemente é considerado um dos países mais inovadores do mundo, estando entre os líderes de registros de patentes globais. Encarando uma competição crescente com a China e a Coreia do Sul, a indústria manufatureira no Japãoatualmente foca em bens de alta tecnologia e de precisão, tais como instrumentos óticos, veículos híbridos e robótica. Além da região de Kanto, a região de Kansai é um dos centros industriais líderes e o centro das indústrias manufatureiras da economia japonesa.

O Japão é o maior país credor do mundo, geralmente tendo um superávit comercial anual e tendo um considerável excedente internacional de investimentos. Em 2010, o Japão possuía 13,7% dos ativos financeiros privados (o segundo maior do mundo) com cerca de $ 14,6 trilhões. Em 2013, 62 das empresas do Fortune Global 500 eram sediadas no Japão.

O país é o nono no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.


Perguntas interessantes