caracterize a arquitetura romanica?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Uso do arco redondo,paredes grossas,aberturas estreitas como janela,interiores escuros,a impressão de solidez.
Respondido por
3
A abóboda das igrejas românticas era de dois tipos: abóbada de berço e abóbada de arestas.
Abóbada de berço era mais simples e consistia em um semicirculo chamado de arco pleno ampliado lateralmente pelas paredes. Mas esse tipo de cobertura apresentava duas desvantagens: o excesso de peso do teto de alvenaria, que provocava sérios desabamentos, e a pequena luminosidade resultante das janelas estreitas; abertura de grandes vãos era impraticável, pois estes enfraqueceríam as paredes, aumentando a possibilidade de desabarem.
Por esses motivos, os construtores desenvolveram uma abóbada de arestas, que consistia na interseção, em ângulo reto, de 2 abóbadas de berço apoiada sobre pilares. Com isso, conseguiram uma certa leveza e maior iluminação interna. A primeira coisa que chama atenção nas igrejas românticas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas de "Fortaleza de Deus".
A explicação mais aceita para as formas volumosas, estilizadas, duras e primitivas dessas igrejas que é o fato de arte romântica não ser fruto do gosto refinado da nobreza desenvolvidas nos centros urbanos. Trata-se de um estilo essencialmente clerical, pois com esse aquecimento do poder do rei e o desaparecimento de uma vida de corte, a Igreja tornou-se a única fonte de encomendas de trabalhos artísticos. A arte desse período passa, assim, a ser encarada como uma "extensão do serviço divino (...) e uma oferenda à divindade".
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás