Lógica, perguntado por leticia019barbosa, 7 meses atrás

Caracterizar um tipo de lógica, que não seja a formal. Quando possível exemplifique em que áreas pode ser utilizada.

Soluções para a tarefa

Respondido por JulioHenriqueLC
55

É impostante observar que a lógica divide-se em 3 diferentes tipos, que são eles a dedução, indução e abdução. O processo de lógica parte da ideia de  uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão. Separando os elementos tem-se que:

Quando fala-se em dedução entende-se por determinar a conclusão. Através da utilização dos outros dois elementos, que são a regra e a premissa, chega-se a conclusão.

A indução é responsável por determinar a regra, aprende-se sobre a regra através de vários exemplos.

O processo de abdução é quando determina-se a premissa, através da conclusão e da regra chega-se a premissa que conclui o caso.

Um exemplo que pode-se dar de raciocínio lógico é o seguinte: Quando chove a terra fica molhada, logo se a terra está molhada deve ter chovido.

Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!

Respondido por claudiabessa2017
6

Resposta:

Existem três formas básicas de argumentar e raciocinar, são elas dedução, indução e abdução. Sendo que cada uma delas se aplica há um contexto diferente,e cada uma uma é usada por um certo tipo de pessoa. Por exemplo quem usa a dedução é o lógico o matemático. E consiste em determinar uma conclusão, utilizando a premissa, que nada mais é, proposições que compõem um silogismo, ou seja, o ponto de ideia que se parte para formular o raciocínio que leva a conclusão. Por exemplo: Imagine que dou uma regra geral. -Todo homem é mortal. E ela é uma rega geral porque vale para todos os homens, já uma regra particular é direcionado a uma pessoa em particular, exemplo: João é mortal. Note que eu comecei dizendo que todos os homens eram mortais, e terminei dizendo que João em particular é mortal, cheguei em uma regra geral e terminei em uma conclusão particular. Esse é o processo dedutivo que a lógica usa para argumentar.  

Já o processo indutivo, é mais utilizado por Cientistas e parte de uma informação particular á uma geral. Por exemplo: determinado cientista descobre a vacina para o covid-19, inicialmente essa vacina será testada em uma pessoa em particular,  tendo bons resultados ele consegue beneficiar primeiramente essa pessoa, depois uma segunda, depois centenas de pessoas. Note que partimos inicialmente de uma informação particular á uma geral, então esse é o processo indutivo.

Normalmente a abdução não é utilizada nem por cientistas, tampouco por matemáticos, é usada por pessoas no dia a dia, a abdução nada mais é que trabalhar com possibilidades mais sem dar certezas.

Um exemplo simples é, acordo na manhã seguinte e vejo a calçada molhada, pode ser que tenha chovido, sempre que nossa conclusão não se tratar de uma certeza e sim de uma possibilidade, estamos falando de uma abdução.

Explicação:

Perguntas interessantes