História, perguntado por jrgb1503, 1 ano atrás

caracterizar populismo e seus reflexos na América Latina. Questão de prova me ajudem por favor!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por MatheusRibeiro1362
3

Resposta:

Entre a crise internacional de 1929 e meados do século XX, a América Latina foi marcada por movimentos político-sociais e governos que seriam chamados de populistas pelos estudiosos. Dentre os principais governos populistas estão os de Getulio Vargas no Brasil (1930-1945/1951-1954), o de Lázaro Cárdenas no México (1934-1940) e os de Juan Domingo Perón na Argentina (1946-1955).

A crise internacional de 1929 e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) aumentaram as tensões sociais e políticas na região e os governos tomaram medidas com o objetivo de intensificar o controle sobre o movimento operário. Por um lado, concederam direitos sociais e trabalhistas para amenizar problemas como, por exemplo, o analfabetismo, o desemprego, a fome, baixa remuneração e condições precárias de trabalho. Por outro lado, seguiram com práticas repressivas. Dentre as práticas repressivas podem ser destacadas a proibição de sindicatos opositores, a perseguição (censura, prisão, etc.) a membros destes sindicatos e a subordinação do movimento operário a centrais sindicais controladas pelos governos, como a Confederação Geral do Trabalho (CGT) na Argentina. De um modo ou de outro, pretendia-se afastar os trabalhadores do comunismo. A Revolução Russa tinha acontecido em 1917 e os governos e as elites temiam que o mesmo ocorresse na América Latina.

Explicação:

Respondido por Guimasf
0

O populismo é um termo utilizado para designar governos como o de Vargas e Perón, que utilizaram de negociações políticas e troca de interesses entre as massas e o presidente.

O termo tradicional define algumas características como o nacionalismo, uso de propaganda estatal, intervenção do Estado na economia, mediação entre interesses de classes e política nacional-desenvolvimentista.

Populismo

Tradicionalmente, o conceito de populismo traz ideias depreciativas, afirmando que líderes populistas manipularam as massas para a consolidação de suas lideranças. As novas interpretações historiográficas trazem uma nova leitura sobre as medidas populistas, entendendo elas dentro de um contexto de disputas e tensões sociais.

Assim, podemos entender a relevância da mobilização social nesse processo e como elas pressionaram os governos para adoção de medidas que atendessem suas reivindicações.

Devemos citar que os governos chamados de populistas conseguiram apoio popular com suas medidas de caráter social. Alguns historiadores chamam esses governos de trabalhistas devido à problemática com o conceito de populismo. São considerados populistas/ trabalhistas: Cárdenas (México), Perón (Argentina) e Vargas (Brasil).

Leia sobre Trabalhismo: https://brainly.com.br/tarefa/28589931

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes