Biologia, perguntado por svitoria346p9iufo, 1 ano atrás

caracterizar as estruturas morfológicas das gonodas masculina e feminina envolvidas na formação dos gametas

Soluções para a tarefa

Respondido por praxedesanacarovrspf
8

As gônadas são os órgãos que produzem os gametas(células sexuais). Porém também são glândulas endócrinas, ou seja, elas secretam substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea.

Explicação:

A gônada masculina são os testículos. A gônada masculina secreta andrógenos, dos quais a testosterona é a mais importante. A testosterona é o hormônio responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas, pela espermatogênese e é essencial para o crescimento normal, desenvolvimento e maturação do sistema esquelético masculino.

A gônada feminina é o ovário. Os ovários secretam dois tipos de hormônios: estrógeno e progesterona. O estrógeno promove desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas, a fase proliferativa do ciclo menstrual, ovogênese e ovulação e muitas mudanças durante a gravidez. A progesterona promove a fase secrecional (lútea) do ciclo menstrual, preparação do útero para gravidez e preparação das mamas para lactação.

Como os gametas são formados?

Os gametas masculino e feminino de mamíferos originam-se de células germinativas primordiais, as quais tem sua origem extra-gonadal e extra-embrionária. As células primordiais são detectadas primeiramente no epitélio do endoderma dorsal do saco vitelínico, próximo ao alantóide em desenvolvimento. Subsequentemente essas células migram por movimentos amebóides, ao longo do intestino primitivo posterior até encontrarem os mesonefros, onde as futuras gônadas irão se desenvolver. As células germinativas provavelmente encontram o local das futuras gônadas, ditas cristas genitais, por forças atrativas quimiotáticas. Uma vez que as células germinativas atingiram as cristas genitais em formação, elas passam a se chamar gônias (oogônias e pro-espermatogônias). No feto humano, na terceira semana pós-concepção, algumas centenas de células germinativas primordiais podem ser detectadas no inicio da migração e seu número atinge um máximo de 7 milhões no 5º mês. O enorme aumento no número de células germinativas ocorre por divisões mitóticas nos ovários e testículos em formação.

Respondido por Danas
0

A morfologia dos testículos, que são as gônadas masculinas, envolve a descrição dos testículos: é uma estrutura ovoide, achatado e tem duas faces, duas bordas e duas extremidades, tem textura semissólida e pode variar entre 15cm3 até 25cm3 de volume.

Já os ovários, que são as gônadas femininas, são ovoide também, parecido com uma amêndoas, textura similar a do testículo, com 3 cm de comprimento, 2 de largura e 1,5 de espessura, em média, está abaixo da tuba uterina.

As gônadas e a reprodução:

São as gônadas que produzem os gametas sexuais que irão participar da fecundação e gerar um novo ser vivo.

Venha estudar mais sobre as gônadas em:

https://brainly.com.br/tarefa/9700068

Anexos:
Perguntas interessantes