História, perguntado por giselesousa2005, 10 meses atrás

caracteriza a democracia grega​

Soluções para a tarefa

Respondido por MariaLuizaAlmeidaa
1

Resposta:

1 COMO SE DESENVOLVEU A DEMOCRACIA GREGA EM ATENAS

Surgida na Grécia Antiga e implementada em Atenas logo que Clístenes, em 510 a.C, liderou uma revolta vencendo o derradeiro líder tirano que governava a cidade-estado, “nasceu” a democracia.

Como líder único naquele momento, Clístenes compilou uma série de reformas políticas, cujo objetivo era solucionar os embates sociais dados pela divisão social ali existente.⠀

2 CLASSIFICAÇÃO DA SOCIEDADE GREGA

A classificação da sociedade da Grécia em camadas variava conforme a cidade. Em se tratando de Atenas, dividia-se a sociedade em três classes:

Cidadãos (os eupátridas): gozavam de direitos políticos para participar da democracia, excluindo-se deste grupo político mulheres e crianças.

Metecos: estrangeiros que viviam em Atenas. Não tinham direitos políticos e não podiam ascender socialmente, ocupavam ofícios no comércio e no artesanato. Tinham que cumprir com o pagamento de impostos para viver em Atenas e eram obrigados a prestar serviços militares.

Escravos: a imensa maioria da população ateniense, pois se estima que para cada cidadão adulto chegou a existir até 18 (dezoito) escravos.

Explicação:

Respondido por Koenigkan1744
3

Resposta:

Anterior a implementação da Democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica comandada pelos “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega.

Entretanto, com o surgimento de outras classes sociais "de menos importância politica e social", as quais pretendiam participar da vida política, a aristocracia resolve rever a organização política das cidades-estados, o que mais tarde resultou na implementação da “Democracia”.

A democracia grega possuía duas características de grande importância. 1- a democracia dizia que todo homem com mais de 18 anos e que não fossem analfabetos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. 2-e como conseqüência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes no governo, garantia a todos a participação no governo e os que dele participavam tinham direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar.

Perguntas interessantes