caracteristicas glodulos vermelhos
Soluções para a tarefa
Resposta: As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos ou eritrócitos, são células sanguíneas que têm formato de disco bicôncavo e são anucleadas quando maduras. Seu diâmetro é de aproximadamente sete micrômetros, sendo maiores no sangue rico em gás carbônico (sangue venoso) quando comparadas às do sangue rico em oxigênio (sangue arterial).
As hemácias são produzidas na medula óssea e sua produção (eritropoiese) é estimulada pelo hormônio glicoproteico chamado de eritropoetina. Esse hormônio é produzido após o nascimento principalmente pelos rins, já na fase fetal é produzido no fígado. A produção de eritropoetina é afetada principalmente pelos baixos índices de oxigênio nos tecidos.
As hemácias estão relacionadas principalmente com o transporte de oxigênio para todas as células do corpo. Entretanto, elas também atuam no transporte de dióxido de carbono e no tamponamento dos íons de hidrogênio.
As funções atribuídas às hemácias só são possíveis graças à hemoglobina, uma substância encontrada no interior dessa célula que é formada por uma porção proteica e uma porção com ferro. Essa última porção é responsável por ligar-se ao oxigênio, garantindo, assim, o seu transporte. Além da função transportadora, a hemoglobina também é a responsável por garantir a cor vermelha do sangue.
Explicação:
Resposta:
Hemácias
As Hemácias são células circulares presentes no sangue que vivem no organismo por 120 dias e, ademais, são formadas de hemoglobina e globulina. A hemoglobina, uma proteína vermelha que contém ferro, é considerada a principal proteína intracelular das hemácias, e sua função é transportar o oxigênio no sangue. Por outro lado, a globulina é uma das proteínas presentes no plasma sanguíneo, junto da albumina e do fibrinogênio e suas funções são basicamente o transporte e a coagulação do sangue.
As hemácias são também conhecidas pelos termos "glóbulos vermelhos" ou "eritrócitos" e sua principal função é o transporte de oxigênio e de gás carbônico no sangue. A quantidade de hemácias presentes no sangue de cada ser humano é variável, por exemplo, quanto ao sexo: nas mulheres adultas são aproximadamente 4,8 milhões de hemácias por milímetro cúbico, enquanto nos homens adultos há aproximadamente 5,5 milhões por milímetro cúbico.
Produção das Hemácias
Denominado de Eritropoiese, o processo de produção de eritrócitos ou hemácias ocorre na medula óssea vermelha. Nesse processo, iniciado por uma célula-mãe que gera quatro células, ocorre a síntese de DNA e de hemoglobina, mitoses e absorção do ferro. Assim, no período de três dias, originarão hemácias maduras anucleadas, ou seja, sem núcleo. Desde então, essas novas hemácias ou glóbulos vermelhos atuarão como reservas energéticas responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico e viverão no organismo por 120 dias.
Doenças
Muitas doenças estão associadas à hemácias, por exemplo, a anemia. Assim, a "Microcitose", corresponde a diminuição do tamanho dos eritrócitos e está intimamente relacionada à deficiência de ferro, anemias sideroblásticas e talassemias.Por outro lado, a denominada "Macrocitose", ou seja, o aumento de tamanho das hemácias no sangue relaciona-se com a deficiência de vitamina B12, hipotireoidismo, anemia aplástica e doenças hepáticas.
As anemias são doenças caracterizadas pela diminuição das hemácias no sangue e consequentemente pela dificuldade no transporte de oxigênio. Alguns tipos de anemias são: anemia falciforme, anemia ferropénica, anemia hemolítica, anemia perniciosa, anemia aplástica, esferocitose, eritrocitoses e talassemia.
Explicação: