Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Características gerais do reino monera.

Soluções para a tarefa

Respondido por KineKN
1
O Reino Monera é o mais primitivo de todos e compreende os micro-organismos: bactérias, arqueobatérias e cianobactérias. Todos os seres pertencentes a esse reino são procariontes (que não possuem membrana nuclear, a carioteca, dividindo seu material genético), aliás, este é o único reino existente que se classifica como procarionte, todos os outros são eucariontes (possuem membrana que divide a célula).
Os micro-organismos do reino monera são unicelulares. Podem também ser anaeróbios (que não utilizam o oxigênio como fonte de produção de energia); ou aeróbicos (que precisam do oxigênio para produção de energia, nesse caso, conhecida como ATP). Esses seres podem ainda ser classificados como autotróficos (que fazem fotossíntese ou quimiossíntese, não necessitando se alimentar de matéria orgânica) ou heterotróficos (que precisam se alimentar de matéria orgânica).
Sua estrutura de locomoção contém cílios e flagelos. Os cílios servirão tanto para locomoção como formam uma espécie de ponte, a pili, que serve para trocar material genético quando ocorre reprodução sexuada, no caso conjugação.

Espero ter te ajudado...
Respondido por juliobiologia32
1

Entre AS CARACTERÍSTICAS do reino Monera,

Estão classificados os seres vivos considerados mais simples: os micoplasmas, as cianobactérias e as bactérias. Estes são obrigatoriamente seres procariontes, isto é, formados por células que não apresentam a carioteca, responsável pela organização do núcleo.

São unicelulares, ou seja, seres que podem viver de maneira isolada ou em associação, originando a formação de colônias e dependendo da espécie,

Podem ser autótrofas (capazes de produzir seu próprio alimento) ou heterótrofas (não produzem seu próprio alimento).


Perguntas interessantes