Artes, perguntado por eva1233, 1 ano atrás

características gerais do realismo

Soluções para a tarefa

Respondido por NandoCarvalho
2
 Para entender as características gerais do realismo na arte, é preciso entender 3 conceitos do realismo na literatura e na história:

1.Evolucionismo de Darwin: O mais forte sobrevive (ou o mais adaptado ao meio).
2. Determinismo de Taine: O meio faz o homem
3. Positivismo de Comte: Ordem e progresso

É preciso destacar que todos esses três conceitos fazem parte do pensamento científico, e que vai se relacionar com o realismo na arte, pois aquilo que é científico está mais voltado a razão do que a emoção.
 
 As características gerais do realismo são as seguintes:

> Cientificismo: ideia tirada do pensamento científico do período realista (1850-1900).
> Valorização do objeto; sóbrio e minucioso: por conta da ciência, os sentimentos são substituídos pelos pensamentos. Temos então uma obra sóbria.
> Expressão da realidade e dos aspectos descritivos: a própria ciência é descritiva e mostra a realidade.
> No realismo é mostrado, nas obras, a realidade tal qual ela é.

Os autores que fizeram as pinturas do realismo não queriam que no primeiro olhar para o seu quadro já tivéssemos alguma reação de sentimento. Eles queriam que só entendêssemos as suas obras a partir de uma análise da mesma. Após a análise da obra, geralmente notamos alguma crítica nas obras do realismo.

Pegue a obra "Moças peneirando o trigo" de Gustave Coubert (se quiser entender melhor a aplicação do realismo na arte). Analisando da esquerda para a direita vemos: 

1°. 3 sacos de trigos (representados pela cor cinza, que é uma cor mais sóbria), que denunciam o tanto de trabalho que as mulheres da obra vão ter.

2°. Uma mulher exausta após aparentemente peneirar muito trigo (ela também é representada por uma coloração mais acinzentada)

3°. Uma mulher ao centro com braços fortes peneirando o trigo. Ela representa a força de trabalho (a cor de sua roupa é vermelho, pois o autor quis demonstrar o sangue ou o esforço do trabalho)

4°. Um garoto trabalhando.
 
 Colocando esses elementos em sua obra, Coubert quis claramente fazer uma crítica a exploração do trabalho, promovendo-a pelo pensamento científico (análise)
 
 Outra coisa frequente nas obras do realismo é a retratação do momento (pois não há nada mais real que o momento - o presente -), como é visto na obra "O Pensador" o MOMENTO do pensamento.
Perguntas interessantes