Características gerais das bactérias
Soluções para a tarefa
As bactérias assumem formas muito simples:
COCOS: esférico
BACILOS: bastonetes retos
ESPIRILOS: bastonetes encurvados
VIBRIÃO: forma de virgula
A cápsula, presente principalmente em bactérias patogênicas é formada por polissacarídeos e tem uma consistência de um muco. Tal estrutura mucosa confere resistência às bactérias patogênicas contra o ataque e englobamento por leucócitos e outros fagócitos, protegendo-as de possíveis rupturas enzimáticas ou osmóticas.
A parede celular das bactérias é uma estrutura rígida e é formada por um complexo mucopeptídico, que dá a forma à bactéria.
A membrana plasmática recobre o citoplasma da célula bacteriana e tem a mesma estrutura daquelas encontradas nos organismos eucariontes. Na membrana encontramos uma estrutura típica, uma invaginação da membrana plasmática, denominada de mesossomo. O mesossomo parece ter um papel importante durante a duplicação e divisão bacteriana.
Citoplasma – composto por ribossomos e mesossomos (ac.ribonucléico e proteínas), apresenta granulações de fosfato, enxofre, ferro e proteínas.
Plasmídeo – fragmento de DNA ciscular, eutoreplicativas, correspondem a 1 a 5 % do tamanho do cromossomo bacteriano, são encontrados em algumas bactérias.
Plasmídio de virulência = transportam genes que codificam a síntese de fatores de virulência ou patogenicidade.
Transposons = são genes saltadores (moléculas de DNA que trocam de posição)
Mutações = alterações nas sequências de nucleotídeos da molécula de DNA cromossômico – substituições ou deleções
NUCLEÓIDE – material genético de todas as células (DNA) é o ácido desoxirribonucléico que pode ser visto apenas após passar por coloração especial. Localizado mais ou menos ao centro da célula. Cílios, flagelos – são projeções citoplasmáticas que aparecem nas extremidades ou distribuídos ao redor da célula – locomoção.
Esporos – estruturas de resistência de algumas células, favorecem a continuidade da vida – vida latente – proteção do meio ambiente
São procariontes
São unicelulares
heterotróficas-( bactérias decompositoras, bactérias patogênicas)
Autotróficas- ( algumas bactérias são quimiossintetizantes, bactérias fotossintetizantes, e as cianobactérias).
¡buena suerte!