Características física do personagem: Brás Cubas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Brás Cubas:- O defunto autor, nasceu em uma família abastada. Quando criança foi mimado pelo pai . Mesmo quando o garoto cometia alguma indiscrição, como no episódio do Dr. Vilaça , o pai não deixa de adotar a mesma atitude . Cresceu absolutamente dependente da autoridade paterna, incapaz de decidir sua própria vida. O pai sustentou seu amor por Sabina , afastou-o dela e arrumou seu noivado com Virgilia . Os movimentos principais da personagem eram desencadeados pelo pai. Com seu falecimento, outras pessoas passam a exercer esta função. Virgilia é a responsável pela aproximação entre eles , a irmã arranja-lhe uma pretendente , Quincas Borba incentiva-o e granjeia seu respeito e Cotrim encaminha-o para o serviço comunitário . A única oportunidade em que o personagem toma uma posição firme diante da vida é durante a partilha dos bens de seu pai . Assim, poderia concluir-se que Brás Cubas é fraco e dependente, mas não é isto que indica a comparação que faz entre si e Moisés . No episódio da herança ele demonstra quanto é apegado ao dinheiro. No episódio do almocreve mostra-se mesquinho ; no episódio do embrulho mostra-se cínico ; no episódio do primo de Virgilia revela que é vingativo ; no flerte com Eugênia e no reencontro com Quincas Borba mostra-se preconceituoso . Em Coimbra entregou-se à folia e bacharelou-se, apesar de ser um aluno medíocre . A personagem sofre de distúrbios psicológicos. Isola-se quando da morte da mãe , sofre alucinações , dá ouvidos ao Quincas Borba que é considerado louco pelo alienista . Em várias oportunidades a narrativa Brás Cubas deixa antever que diante da frustração tende à fuga para obter satisfação . Além disto, demonstra pavor da morte e uma especial preferência por metáforas fúnebres .
Entretanto, tratando-se de um defunto autor, não podemos deixar de levantar duas hipóteses:- a) a personalidade deturpada de Brás Cubas é retratada fielmente ao longo da narrativa; b) os caracteres de sua personalidade descritos ao longo da obra não passam de uma artimanha do morto para esconder dos leitores seus defeitos. Afinal de contas, Brás Cubas não é tão frágil quanto parece. Compara-se a Moisés e sustentou um caso amoroso com a esposa do amigo por bastante tempo . Aliás, a presença de Virgilia no enterro , a visita pouco antes da morte da personagem , sugere a possibilidade de que o caso arrastou-se até seu falecimento. Os problemas psicológicos podem muito bem ser uma desculpa inventada pelo morto para justificar suas ações enquanto estava vivo.
Brás Cubas é instável, mas suas ações seguem quase sempre o mesmo padrão. Quando era criança matava aula em companhia de Quincas Borba , já adulto entrega-se à folia ao invés de dedicar-se à Universidade . Assim, pode ser considerado uma personagem limite (tem caracteres personagem redonda e tipo).