características , fases, contexto e definição do capitalismo
Soluções para a tarefa
Resumo
Como surgiu o capitalismo? Quando surgiu o capitalismo?
O capitalismo nasceu com as Grandes Navegações e é hoje o sistema predominante no mundo. Seu principal concorrente, o socialismo, mostrou-se ineficaz economicamente, e em termos disputa direta, os sistemas econômicos capitalistas tem superado quaisquer tentativas de superação.
Note-se, no entanto, que o capitalismo acarreta em desigualdades diversas, promovendo uma divisão por classes e problemas de miséria que demoram para ser resolvidos.
Abaixo, os pontos estarão melhor delineados.
Definição
O que é o capitalismo?
É um sistema econômico que tem por característica principal a livre troca econômica de bens, serviços e mão de obra.
Fases do Capitalismo
Entre as fases do capitalismo podemos apontar o Capitalismo Comercial, o Capitalismo Industrial e o Capitalismo Monopolista ou Financeiro.
Capitalismo Comercial: origem do capitalismo, nascido da expansão marítima, através da exploração de novos territórios através do globo. Tem por característica a presença do Estado em sua condução, a busca por metais preciosos (metalismo) e o protecionismo (pactos coloniais).
Capitalismo Industrial: segunda fase do capitalismo, momento no qual o sistema econômico se consolida, através do crescimento das indústrias, do aumento da oferta de mão de obra nas cidades, do barateamento dos produtos e da internacionalização da economia de diversos países. É também o momento em que ocorre a infortúnia invasão e exploração dos continentes Africanos e Asiáticos para a conquista de mão de obra e matéria prima.
Capitalismo Financeiro ou Monopolista: é a fase em que nos encontramos, caracterizada pelo crescimento de grandes grupos econômicos, grandes empresas que acabam monopolizando setores. É também marcado pelo uso intenso das tecnologias da informação para seu funcionamento. Crescem os setores de bolsa de valores e os bancos.
Liberalismo
O liberalismo é uma doutrina filosófica, moral e econômica pautada na ideia de que os indivíduos devem ser livres para realizar trocas econômicas. Na perspectiva de autores como Adam Smith e John Locke, é necessário que o Estado só atue no que for estritamente necessário, enquanto a iniciativa privada e o mercado estejam funcionando corretamente.
Características
Características do Capitalismo
Propriedade privada: direito de possuir bens e de defender estes bens, utilizando-os para o que for de interesse de seu proprietário.
Lucro: as relações de troca objetivam, no capitalismo, o lucro. Isto é, comprar algo ou produzir algo por um preço menor e vendê-lo por um preço maior.
Economia de mercado: é necessário que não haja regulamentação arbitrária para o funcionamento do capitalismo, assim o Estado é apenas útil em alguns momentos para o funcionamento do sistema.
Divisão de classes: divide-se a sociedade entre aqueles que possuem os meios de produção e aqueles que precisam acessar os meios de produção, vendendo sua força de trabalho, para poder sustentar-se.
Mais sobre o sistema capitalista e sua ética, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/16051386
Na imagem, John Locke, representado por Godfrey Kneller, em 1697.