História, perguntado por mariaduda68, 1 ano atrás

características dos impérios formados na África (gana e songai)

Soluções para a tarefa

Respondido por LíliaAlvesdeAlmeida
5

Império Songai(Songhai) ou Império Sonrai foi um estado pré-colonial africano e grande civilização da África Ocidental que desenvolveu-se em áreas hoje atualmente pertencentes sobretudo ao Mali.

Do início dos século XV até o final do XVI, Songai foi um dos maiores impérios africanos da história. Tinha o mesmo nome de seu grupo étnico líder, os songais. Sua capital era a cidade de Gao, onde um pequeno estado songai já existia desde o século XI. Sua base de poder era sobre a volta do rio Níger nos atuais Níger e Burquina Faso.

Antes do Império Songai a região tinha sido dominada pelo Império do Mali, uma das civilizações mais ricas da história do mundo. Mali tornou-se famoso devido à sua imensa riqueza obtida através do comércio com o mundo árabe, e os lendários haje de Mansa Musa. No início do século XV, o Império do Mali começou a declinar. As disputas pela sucessão enfraqueceram a coroa e muitos afastaram-se. Os songais foram um deles, fazendo a cidade proeminente de Gao a sua nova capital.

O Estado dos songais originou-se na região de Dendi, do noroeste de Nigéria, no século VIII. No ano 800, estabeleceram uma cidade do mercado florescente em Gao. Aceitaram o Islão em torno do ano 1000. Por diversos séculos, dominaram os pequenos estados adjacentes ao passo que eram controlados pelo poderoso Império do Mali do Oeste. Os songais viviam da pesca e do comercio local de ouro e sal. No século XV, os songais conquistaram Mali, formando um único império,também mantinham a agricultura e o pastoreio.

Império do Gana, Reino do Gana ou Império de Uagadu foi um antigo império que dominou a África Ocidental durante a Idade Média. Se localizava entre o deserto do Saara e os rios Níger e Senegal, muitos quilômetros ao norte do atual país chamado Gana.

O Império não tinha nome então passou a ser chamado de Gana (que significa "chefe guerreiro") que é na verdade era o título do líder desse Império. Foi provavelmente fundado durante a década de 300, desde essa data até 770, os seus primeiros governantes constituíram a dinastia dos Magas, uma família berbere, apesar de o povo seu súdito ser constituído por negros das tribos soninquês. Em 770, os Magas foram derrubados pelos soninquês, e o império expandiu-se grandemente sob o domínio de Kaya Maghan Sisse, que foi rei cerca de 790.

Nessa altura, o Império do Gana começou a adquirir uma reputação de ser uma terra de ouro. Atingiu o máximo da sua glória durante os anos 900 e atraiu a atenção dos Árabes. Depois de muitos anos de luta, a dinastia dos Almorávidas berberes subiu ao poder, embora não o tenha conservado durante muito tempo. O império entrou em declínio e, em 1240, foi destruído pelo império do Mali.

Perguntas interessantes