Características do vírus Bacteriophage
Soluções para a tarefa
1. Tamanho - T4 está entre os maiores fagos; mede aproximadamente 200 nm de comprimento e 80-100 nm de largura. Outros fagos são menores. A maioria dos fagos varia de tamanho de 24-200 nm de comprimento.
2. Cabeça ou Capsídeo – Todos os fagos contém uma estrutura em cabeça que pode variar de tamanho e forma. Algumas são icosaédricas (20 lados) outras são filamentosas. A cabeça ou capsídeo é composta de muitas cópias de uma ou mais proteínas diferentes. Dentro da cabeça está o ácido nuclêico. A cabeça age como cobertura protetora do ácido nuclêico.
3. Cauda – Muitos mas não todos os fagos têm caudas ligadas à cabeça do fago. A cauda é um tubo ôco através do qual o ácido nuclêico passa durante a infecção. O tamanho da cauda pode variar e alguns fagos não têm a estrutura em cauda. Nos fagos mais complexos como o T4 a cauda é envolvida por uma bainha contrátil que contrai durante a infecção da bactéria. No fim da cauda, os fagos mais complexos como o T4 têm uma placa-base e uma ou mais fibras da cauda ligadas a ela. A placa-base e fibras da cauda estão envolvidas na ligação do fago à célula bacteriana. Nem todos os fagos têm placa-base e fibras da cauda. Nesses casos outras estruturas estão envolvidas na ligação da partícula fágica à bactéria.