características do vestuário da arte contemporânea
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Explicação:
1. Conceituando arte e moda
O conceito de arte pode ser definido como sendo uma forma de expressão, com base nos autores citados, e tem a função de exprimir sentimentos, ideologias, criticas, entre outros; de forma geral, a arte assume um papel comunicativo de teor estritamente subjetivo, com isso sendo algo sem funcionalidade prática, sem a possibilidade de um uso no cotidiano.
Segundo Tolstoi (2002, p.76) arte é
[...] a atividade humana que consiste em um homem comunicar conscientemente a outros, por certos sinais exteriores, os sentimentos que vivenciou e os outros serem contaminados desses sentimentos e também os experimentar.
Posteriormente, o conceito de moda também pode ser definido como sendo uma forma de expressão, mas com a função de exprimir um padrão para uma ideia, comportamento ou sentimento, se tornando algo funcional, pois cada pessoa que a utiliza estará incluída dentro de uma classe social ou grupo.
Joffily (apud Treptow, 1999 p.27) sintetiza:
Moda é o fenômeno social ou cultural, de caráter mais ou menos coercitivo[1], que consiste na mudança periódica de estilo, e cuja vitalidade provém da necessidade de conquistar ou manter uma determinada posição social.
A moda busca expressar um padrão diante das classes sociais e das épocas sendo considerada então efêmera[2] e com o objetivo de dividir ou unificar idéias e comportamentos. Seu maior expositor pode ser considerado como sendo o vestuário, pois ele esta ligado ao homem desde o inicio da vida, desta maneira é necessário entender como o vestuário se tornou tão íntimo do homem e como a moda ganhou força dentro de sua história.
2. O vestuário
O vestuário varia em diferentes partes do mundo, e essa diferença ocorre porque os indivíduos usam-no por motivos distintos, utilizam materiais e técnicas variadas em sua confecção seguindo padrões diversos de tradições de vestuário. Limitar a modelagem do vestuário sob uma visão do seu desenvolvimento nos mostra um constante aperfeiçoamento de técnicas. O vestuário, utilizado como fusão entre o corpo e a cultura, tem diversas funções cujas origens são complexas. Segundo Monteiro (2002) os acontecimentos históricos refletem na maneira de vestir das pessoas; guerra, momentos de riqueza ou pobreza, influência religiosa enfim, todas as fases vividas pelo homem influenciaram a vestimenta.
Talvez o motivo principal e verdadeiro do surgimento da roupa, tenha sido mesmo o combate ao frio, encontramos em Laver (1989, p. 7), “ao longo da história não houve muita variação quanto a esse aspecto, e é possível encontrar tipos intermediários.
O vestuário passou por longas transformações e adaptações, que ao longo do tempo, as técnicas para utilizar as peles de animais foram aprimoradas, chegando até a descoberta da fibra, na qual, começou a desenvolver a vestuário mais elaborado. Nesta época, o uso de materiais diversos, fez com que a vestimenta ganhasse um valor estético e simbólico dentro das civilizações, os modelos foram mudando de comprimento, alguns mais adornados e outros mais simplificados.
A partir de 1850, influenciada pela prosperidade e revoluções em toda a Europa, a moda vem surgindo com novas tecnologias. Os industriais causaram controvérsias, implantando a máquina a vapor e mais tarde a eletricidade.
Sendo assim, com as produções em serie e produtos derivados do petróleo, inicia-se uma corrida não apenas cultural, mas sim a tentativa de padronização de toda a sociedade. Além disso, a indústria também tinha a ambição de buscar prestígios e lucros, característica essencial do capitalismo.
A iniciativa de padronizar pode ser considerada como sendo uma forma de manipulação, onde é possível perceber que o vestuário não era apenas uma necessidade como nas eras primitivas para proteção contra os efeitos do clima, mas sim uma necessidade criada para aceitação dentro da sociedade capitalista. Outro ponto é a velocidade de mudança dos padrões, onde antigamente respeitava-se uma cronologia lenta e que hoje é de forma acelerada, sendo visibilizada nas constantes mudanças de tendências no mundo da moda.
Portanto, o vestuário por ser íntimo ao homem e estar estritamente ligado as suas necessidades, tornou-se um meio de comunicação de grande impacto na vida das pessoas. A seguir será analisada uma possível ligação entre arte e moda, e como cada conceito interage com o ser que a utiliza.