História, perguntado por talitabaum123, 8 meses atrás

Características do tráfico negreiro no Brasil, ao longo dos séculos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

O tráfico negreiro foi uma atividade realizada entre os séculos XV ao XIX. Os prisioneiros africanos eram comprados nas regiões litorâneas da África para serem escravizados no continente europeu e no continente americano. Essa migração forçada resultou na chegada de milhões de cativos africanos ao Brasil.

agradece ai pfvv

Respondido por queilamoniellyp354yg
1

Olá,

Chama-se de tráfico negreiro o transporte forçado de negros como escravos para as Américas e para outras colônias de países europeus, durante o período colonialista.

A escravatura foi praticada por muitos povos, em diferentes regiões, desde as épocas mais antigas. Eram feitos escravos, em geral, os prisioneiros de guerra.

Na Idade Moderna, sobretudo a partir da descoberta da América, houve um florescimento da escravidão. Desenvolveu-se, então, um cruel e lucrativo comércio de homens, mulheres e crianças entre a África e as Américas. A escravidão passou a ser justificada por razões morais e religiosas e baseada na crença da suposta superioridade racial e cultural dos europeus. O tráfico de escravos africanos se dividiu em quatro fases:

Ciclo da Guiné (século 16)

Ciclo de Angola (século 17): traficou congos, ambundos, bacongos, benguelas e ovambos.

Ciclo da Costa da Mina, hoje chamado Ciclo de Benin e Daomé (século 18 - 1815): traficou iorubás, jejes, minas, hauçás, tapas e bornus.

período de tráfico ilegal, reprimido pela Inglaterra (1815-1851).

Perguntas interessantes