Geografia, perguntado por M2TH3UZ1, 1 ano atrás

Características do relevo e climaticas da nova Zelândia

Soluções para a tarefa

Respondido por Bvrgamer
1

A Nova Zelândia é um país formado por duas grandes ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul, que são separadas pelo estreito de Cook. Esses dois territórios estão localizados no sul da Oceania, sendo considerados como parte da Polinésia.

A maioria da população está concentrada na Ilha do Norte, pois essa porção do território apresenta características físicas mais propícias para a habitação. Cortada por uma cadeia montanhosa, os Alpes do Sul, a Ilha do Sul é chamada pela população nativa de Aotearoa (terra da longa nuvem branca).

A Nova Zelândia apresenta elevado grau de industrialização. O país possui grandes rebanhos de ovinos, bovinos e suínos, proporcionando a produção de lã, carne e laticínios. Outro destaque para a economia nacional são as reservas de petróleo, carvão e gás natural.


Respondido por Gabriel13Soares
5
A Nova Zelândia é formada principalmente por duas ilhas cercadas pelo Oceano Pacífico, e, separados por Estreito de Cook. Suas montanhas e o mar afetam o clima significamente o clima do país.Em termos gerais, tem um clima oceânico, com temperaturas médias. No entanto, as temperaturas oscilam entre subtropical no norte, até quase sub-antártico nas áreas montanhosas do sul. A mudança das estações não são muito marcadas: o verão nunca são desconfortavelmente quentes e os invernos têm temperaturas médias de neve nas terras altas do sul e do South Island. A precipitação varia de acordo com a área, e os invernos mais úmidos que os verões.As estações são opostas sobre o hemisfério norte, a primavera é de setembro a novembro, o verão de dezembro a fevereiro, o outono, de março a maio e de inverno, de junho a agosto.

O clima de ambos as ilhas são muito diferentes e isso é em grande parte devido às suas diferenças geológicas.Vegetação :A vegetação nativa consiste principalmente em bosques de árvores perenifólias, em grande parte degradados pela ação humana. As florestas, que já ocuparam cerca de dois terços do território, reduziam-se, no fim do século XX, a menos de um terço, embora já tenha havido iniciativas de reflorestamento, principalmente com coníferas americanas, em grandes extensões, como no parque nacional de Kaingaroa.A fauna natural neozelandesa consiste em lagartos, batráquios e morcegos, e apresenta espécies desconhecidas no resto do mundo, como ocorre com dois lagartos: o gecko, vivíparo, e o tuatara, réptil com bico de pássaro. As aves, numerosas devido à ausência de predadores, incluem espécies raras e incapazes de voar, como o quivi. Alguns animais introduzidos pelos europeus, como o coelho, o cervo e o opossum (pequeno marsupial australiano), proliferaram intensamente. É grande a variedade de peixes no litoral, ponto de encontro de correntes marinhas frias e mornas.
Perguntas interessantes