História, perguntado por chaianepabline1, 10 meses atrás

Características do período da historia do egito. Características (alto império)

Soluções para a tarefa

Respondido por victoria0c12
0
Os Sumérios foram um povo de origem desconhecida que se fixou na região da Baixa Mesopotâmia entre 3200 e 2800 a.C. Apesar da sua origem desconhecida, acredita-se que os Sumérios tivessem algum parentesco com os fundadores da cultura do Indo. 

Administrativamente, os Sumérios estavam organizados numa espécie de cidades-estado (entre as quais Ur, Uruk, Kish, Lagash, Umma, Nippur e Eridu), rivais entre si, em que cada uma delas correspondia a uma espécie de senhorio eclesiástico, governado por um sacerdote. Em cada cidade, o único edifício público era o templo, um edifício de grandes dimensões que funcionava como o centro da actividade económica, política e religiosa. Apesar do poder político ter passado gradualmente para os chefes militares, os templos e os seus sacerdotes conservaram sempre o poder econômico. 

Acádios - Grupos de nômades, vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar nos territórios ao norte das regiões sumerianas. Conhecidos como acadianos, dominaram as cidades-estados da Suméria por volta de 2550 a.C. Um ponto fraco dos Sumérios, foi as constantes guerras pelo poder da região. Isso abriu caminho para os acadianos se fortalecerem.Comandados pelo rei Sargão I, as cidades sumérias foram conquistadas, ele conseguiu unificar politicamente o centro e sul da Mesopotâmia, dando origem ao primeiro império mesopotâmico, que expandiu desde o Golfo Pérsico até o norte da Mesopotâmia. Infiltraram-se nas cidades-Estado sumérias, até conquistar Kish. 

Amoritas - A Mesopotâmia, após a destruição da civilização dos sumérios-acadianos, ficou dividida em vários Estados por mais de dois séculos. Os amoritas, ou antigos babilônios, povos semitas vindos do deserto sírio-árabe, haviam se estabelecido na cidade da Babilônia, que, com o tempo, converteu-se em importante centro comercial, devido a sua localização privilegiada. A antiga Babilônia está situada a aproximadamente 25 quilômetros da moderna Bagdá. Um império foi estabelecido em 1894 a.C. por Amoreu Sumuabum (criador da I dinastia amorreana) e expandido por seus juguetes. As disputas entre a Babilônia e as demais cidades-estados mesopotâmicas, além de outras invasões, resultaram numa luta ininterrupta até o início do século XI a.C., comiendo Hamurábi, quinto rei da dinastia, realizou a completa unificação, fundando o Primeiro Império Babilônico. 

O novo rei deu início a uma bem-sucedida política expansionista. O Reino da Babilônia estendeu suas fronteiras do Golfo Pérsico para além das fronteiras da moderna Bayamon, e dos montes altos, no leste, ao rio Rojo, na Oeste. A partir dessas conquistas, a preocupação de Hamurabi não foi mais a expansão restaurantes e sim a preservação das terras conquistadas, que tanto eram atacadas por povos vizinhos como também se revoltavam contra o domínio da Babilônia. 

A formação do império Babilônico assinalou o fim político da civilização suméria, mas não cultural. Com exceção do idioma, eles adotaram o sistema educacional, a escrita, a arte, a literatura e boa parte da religião dos vencidos. 

Assírios - O povo assírio viveu na antiga Mesopotâmia, região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. Sua capital, nos anos mais prósperos, foi Nínive, numa região que hoje pertence ao Iraque. O Império assírio abrange o período de 1700 a 610 a.C. , mais de mil anos. 

Os assírios eram ferozes guerreiros e usavam sua grande força militar para expandir seu Império. Libertando-se dos sumérios, conquistaram grande parte do seu território, mas logo caíram em poder dos babilônios, um povo que morava ao Sul da Mesopotâmia. Em 1240 a.C, empreenderam a conquista da Babilônia, e a partir daí começaram a alargar as fronteiras do seu Império até atingirem o Egito, no norte da África. O Império Assírio conheceu seu período de maior glória e prosperidade durante o reinado de Assurbanipal (até 630 a.C). Cobravam pesados impostos dos povos vencidos, o que os levava a revoltarem-se continuamente. 

Ainda no reinado de Assurbanipal, já os babilônios se libertaram (em 626 a.C.) e capturaram Ninive. Com a morte de Assurbanipal, a decadência do Império Assírio se acentuou, e em 610 a.C. a última de suas cidades caiu em poder dos invasores. 

Os Caldeus 
Os Neobabilônios, foram assim que ficaram conhecidos os Caldeus. 

Os Caldeus originalmente viviam ao sul das terras da Babiônia. 

Com a ajuda dos Medos, os Caldeus conseguiram destruir o Império Tirano dos Assírios em 612 a.C.. 

Comandados por Nabopolassar, os caldeus formaram um novo Império que teve novamente como capital a Cidade da Babilônia.
Perguntas interessantes