História, perguntado por bianca2914, 1 ano atrás

características do estado novo (1937-1945)?

Soluções para a tarefa

Respondido por magnoalexandre398
4

Refletindo tendências fascistas é outorgada uma nova Constituição em 10 de novembro de 1937. A orientação político-educacional para o mundo capitalista fica bem explícita em seu texto sugerindo a preparação de um maior contigente de mão-de-obra para as novas atividades abertas pelo mercado. Neste sentido a nova Constituição enfatiza o ensino pré-vocacional e profissional. 


Por outro lado propõe que a arte, a ciência e o ensino sejam livres à iniciativa individual e à associação ou pessoas coletivas públicas e particulares, tirando do Estado o dever da educação. Mantém ainda a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primário. Também dispõe como obrigatório o ensino de trabalhos manuais em todas as escolas normais, primárias e secundárias.


Respondido por lucianadomingos2
2

Principais características do Estado Novo: centralização do poder, anticomunismo, autoritarismo e nacionalismo.

O Estado Novo

O Estado Novo foi a ditadura brasileira que ocorreu de 1937 a 1945, instituída por Getúlio Vargas. Esse período ficou conhecido também como Era Vargas.

Em um golpe de estado, Vargas instituiu o Estado Novo em 10 de novembro de 1937, e a partir disso ele consolidou o seu poder. A partir desse momento várias situações surgiram no estado, como:

  • A censura à imprensa e a propaganda;
  • Forte repressão ao comunismo;
  • A centralização do poder estatal e da política econômica;
  • Foi o precedente para o Golpe de 1964.

Para saber mais sobre o estado novo clique em:

https://brainly.com.br/tarefa/6501984

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes