História, perguntado por euzebioneto0101, 10 meses atrás

Características do Ciclo de açúcar no Brasil colonial

Soluções para a tarefa

Respondido por ricardotarzan
1

Resposta:

Os engenhos ficaram conhecidos por ser a principal unidade de fabricação do produto. Inicialmente eles eram compostos pela moenda, fornalha e casa de purgar o açúcar. Entretanto, com o passar do tempo, toda grande propriedade rural que produzia açúcar passou a ter esse nome.

Além das estruturas já citadas, essas propriedades contavam com a “casa grande” que era a casa do proprietário das terras, os canaviais, capela, senzalas e casas de alguns trabalhadores contratados, como por exemplo, feitores, lavradores e mestre do açúcar.

É necessário ressaltar que após o fracasso das capitanias hereditárias a ciclo do açúcar foi um fator de grande peso para a consolidação da colonização brasileira, principalmente por meio da ocupação do litoral.

Os donos desses latifúndios – grandes propriedades rurais – eram chamados de senhores de engenho e ficaram conhecidos por serem figuras bastante autoritárias e controladoras, exercendo forte influência a nível regional.

A mão de obra escrava e de origem africana foi preponderante durante todo o período. Os negros escravizados eram responsáveis por todas as etapas, desde o plantio e cultivo da cana até a produção do açúcar. Além disso, as mulheres eram usadas em trabalhos domésticos e outros afazeres.

Economicamente falando, esse tipo de mão de obra foi muito importante para consolidação do tráfico negreiro, que era altamente rentável, tanto para os comerciantes, quanto para a própria metrópole.

Explicação:

Perguntas interessantes