Português, perguntado por aiakela7, 11 meses atrás

Características, definição, e tipos de preconceito linguistico no brasil. 5 Exemplos

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
6

O que é preconceito Linguístico

Na linguística, o preconceito envolve uma idealização de uma língua conforme as regras gramaticais e dicionários da maneira que as pessoas falam na vida real. Isto é, existe uma imagem prévia de uma pessoa antes de conhecermos e interagimos com a mesma (preconceito) sobre a sua fala que é diferente das demais.

Preconceito Linguístico no Brasil

No Brasil, o preconceito linguístico é muito grande, isto porque, em sua maioria, pessoas de classe social mais alta têm atitudes preconceituosas principalmente pela maneira de falar de indivíduos que moram em favelas ou lugares mais humildes.  

Além disso, existem pessoas que acreditam que em determinado Estado fala-se melhor que em outras regiões do país. O preconceito está aí.

Essas atitudes só fazem com que haja maior exclusão social, e com isso, pode-se gerar violência psicológica ou até mesmo física.

Tipos

Os tipos de preconceito no Brasil envolvem como o mencionado acima, do modo que uma pessoa mais ‘rica’ fala e como pessoas de classes mais baixas se expressam.

Existe ainda o preconceito pela região no qual a pessoa nasceu. Por exemplo, uma pessoa que vem do nordeste que tem um sotaque mais carregado, sofre preconceito quando chega em cidades que fazem parte do eixo sul e sudeste.

Além disso, a pessoa que mora na capital fala de um jeito e quem nasce do interior de outro. E portanto, o preconceito está em que a pessoa que nasceu na capital acredita que tem uma maneira de se expressar superior comparado a quem veio do município.

E por fim, vale destacar que não existe um modo certo ou errado de se expressar. O que existe são diferentes pessoas, diferentes falas e que todas merecem respeito.

Conheça o porquê de tantos sotaques diferentes nesse link https://brainly.com.br/tarefa/4169882.

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes