características de peixes, anfíbios, mamíferos, aves e répteis:
Soluções para a tarefa
Peixes: Possuem um órgão especial, a vesícula gasosa (ou bexiga natatória), que lhes confere a capacidade de modificar sua densidade corporal, a fim de se adaptarem a diferentes profundidades.
Anfíbios: A pele dos anfíbios é fina e permeável. Isso permite que eles efetuem respiração cutânea (além de respiração pulmonar), mas, ao mesmo tempo, implica contínua perda de água pela superfície do corpo. A pele é mantida úmida graças ao fato de viverem na água ou em locais de elevada umidade ambiental, e também pela produção de muco.
Mamíferos: Pele seca, impermeável; porém apresentam glândulas sudoríparas em sua pele, o que possibilita um eficiente controle da temperatura corporal, etc...
Aves: A fecundação é interna e o desenvolvimento, direto. Apresentam um coração com quatro cavidades e sua circulação é fechada, Possuem respiração pulmonar, etc...
Répteis: Pele grossa, seca e impermeável (graças à deposição de grandes quantidades de queratina, uma proteína muito resistente); respiração exclusivamente pulmonar; reprodução por ovos com casca (o que possibilita o desenvolvimento do embrião em ambiente terrestre seco, sem que sofra desidratação).