Características da revolução russa
Soluções para a tarefa
Resposta:
A revolução russa foi popular, organizada e se dividiu em duas grandes facções: os liberais, que desejavam a implementação de um sistema de governo e produção nos moldes da democracia ocidental e do capitalismo, responsáveis pela Revolução de Março, e a facção dos comunistas, que representavam os desejos do proletariado urbano e de parte do exército, responsáveis pela Revolução de Outubro.
As principais bandeiras da Revolução Russa de Outubro foram Paz, Pão e Terra, de modo que defendiam a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a necessidade do fortalecimento dos serviços públicos do Estado, de modo a atender às necessidades da população e a reforma agrária, de modo a acabar com a opressão dos camponeses nos campos.
Resposta:
Em termos didáticos, o conteúdo da Revolução Russa costuma ser dividido em três fases: 1) a Revolução de Fevereiro, a crise e a queda do czarismo, 2) os sovietes e o duplo poder, e 3) o Processo Revolucionário de Outubro e o Governo Lenin. Essas fases compreendem o período que se estende do ano de 1917 ao ano de 1921 – quando acabou a fase do chamado “Comunismo de Guerra” e começaram as políticas tipicamente soviéticas elaboradas por Lenin, como a NEP (Nova Política Econômica).
Explicação:
Tanto os operários quanto os camponeses e os soldados almejavam a derrubada da autocracia czarista. Em 1905, já havia sido tentada uma revolução para depor o czar do poder, que, na ocasião, foi malograda. Foi nessa época que se formaram os primeiros sovietes, isto é, núcleos de organização política que agremiavam trabalhadores e soldados. A entrada do Império Russo na Primeira Guerra Mundial, fato que envolveu um grande gasto público, acelerou o processo rumo ao êxito revolucionário. Em fevereiro de 1917, houve a primeira investida bem-sucedida contra o regime czarista, que afastou Nicolau II do poder.
A partir de então, após a Revolução de Fevereiro, houve, no início, uma aliança entre o Governo Provisório e os sovietes, o que configurou o “duplo poder”. Entretanto, com a polarização ideológica e as divergências entre a permanência ou não na guerra, bem como entre as perspectivas políticas de Bolcheviques e de Mencheviques, essa aliança desfez-se, dando início à fase da guerra civil e àquilo que Lenin transformou em slogan: “Todo poder aos Sovietes”.