Características da produção Artística moderna
Soluções para a tarefa
Arte moderna é a designação dada para a produção artística que surgiu entre o final do século XIX e meados do século XX.
Sucedendo o romantismo e o realismo, a arte moderna começou a se ramificar em vanguardas a partir das artes plásticas, com os pintores do chamado Impressionismo, que dedicavam-se em retratar cenas exteriores da vida cotidiana, como paisagens e pessoas.
A arte moderna seria o primeiro período artístico que abrangeria novas formas de se fazer arte, como a fotografia e o cinema, que surgiram durante a Revolução Industrial.
A Modernidade foi um período de transformações vertiginosas e caóticas, que ficou marcada pela efemeridade e sensação de fragmentação da realidade.
Os chamados artistas modernistas, na primeira metade do século XX, acreditavam que as formas “tradicionais” das artes plásticas, design, literatura, música, cinema e da vida organizacional e cotidiana tornaram-se totalmente ultrapassadas. Devia-se “criar” uma nova cultura, com o objetivo de transformar as características culturais e sociais já estabelecidas, substituindo-as por novas formas e visões.
A partir da nova concepção da modernidade cultural, após o declínio do pensamento iluminista, a ideia de “destruição criativa” passa a ser uma condição essencial da modernidade, e os artistas são os principais protagonistas dessa época. Os artistas passariam a sentirem-se responsáveis (uma “função heróica”) de representar e definir a essência a humanidade.
Veja também o significado de Iluminismo.
As guerras, as novas tecnologias, a industrialização e as demais “evoluções estruturais” fizeram os artistas sentirem a necessidade de explorar todas as novidades que lhes apareciam.
Tal condição foi propícia para o aparecimento de várias vanguardas revolucionárias, que viam na estética artística a oportunidade de mudar o mundo.
Os movimentos de vanguarda tinham como objetivo tentar resolver ou achar respostas para os problemas que surgiram na era moderna, seja no campo social ou político. Entre estes movimentos, destacam-se o surrealismo, o expressionismo, o futurismo, dadaísmo, cubismo e demais vanguardas que direcionavam a arte moderna às causas revolucionárias da época, que paradoxalmente, defendia a realidade que se estabelecia, ao mesmo tempo, que a negava completamente.
Saiba mais sobre o significado de Vanguarda.
Os artistas modernos, a partir dessas novas formas artísticas que se estabeleciam, desenvolviam as suas técnicas de criação e reprodução, fazendo surgir subjetivamente uma nova forma de pensar o sistema vigente.
O modo de pensar e o posicionamento do artista perante os processos da modernidade (a mudança, a efemeridade e a fragmentação), eram de extrema importância para a formação de uma estética modernista.
Arte moderna no BrasilA Arte Moderna se instaurou oficialmente no Brasil com a Semana de Arte Moderna de 1922 e, de acordo com alguns pesquisadores, se estendeu até a década de 1970.
Os artistas brasileiros estavam em constante contato com os movimentos artísticso que se expandiam na Europa, continente conhecido como o "berço da arte" no mundo. Baseados nos conceitos do modernismo europeu, levaram para o Brasil as características e filosofias das novas vanguardas que, a princípio, não foram bem aceitas pelos tradicionais críticos brasileiros.
Entre os principais artistas modernistas brasileiros estão: Di Cavalcanti, Vicente do Rêgo, Anita Malfatti, Lasar Segall, Victor Brecheret, Tarsilla do Amaral e Ismael Nery.
Espero que ajude.