CARACTERISTICAS DA MÚSICA DE PROTESTO NO BRASIL
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Resposta:
INTRODUÇÃO
Música de Protesto foi um movimento emergente nos anos imediatamente anteriores ao
Golpe Militar (1961-64) que perdurou até a consolidação do Ato Institucional nº 5 (1968), durante o
governo militar. As músicas desse movimento eram dotadas de significado político e ideológico
condizentes com o período histórico que estavam inseridas.
Giani (1985, p. 13) defende que a música de protesto era uma forma de expressão da
“aliança de classes” e do nacionalismo (núcleo ideológico da “aliança de classes”) e estruturou-se a
partir de orientações diversas, até mesmo contraditórias, que vão desde as do pensamento burguês-
liberal até as do materialismo-dialético, como a do realismo socialista.
Já Contier (1998), nos mostra que muitos dos artistas envolvidos com a canção participante
(movimento da música de protesto), tais como Carlos Lyra, Edu Lobo, Sérgio Ricardo, Geraldo
Vandré, César Roldão Vieira, inspiraram-se em algumas ideias divulgadas pelos Centros Populares
de Cultura, pelo Teatro Arena pelos debates promovidos pela UNE nas Universidades.
o CPC da UNE só contava com artistas e músicas formados exatamente na fase da
maior influência de valores não brasileiros, os estudantes chegaram a um momento
de contradição cultural, ao tentarem falar ao povo com uma linguagem musical que
ele não entendia, e à qual não se identificava (TINHORÃO, 1974, p. 229).
Desse modo, a música de protesto, após o Golpe de Estado em 1º de Abril de 1964, passou
a se orientar contra a internacionalização da música brasileira. Tendo em vista que nesse período não
só o campo econômico, como também o campo artístico recebia grande influência de valores
estrangeiros, sobretudo dos Estados Unidos.
Segundo Contier (1998), os músicos ligados à canção participante, nas entrelinhas dos seus
discursos verbalizados, procuravam explicar esse momento histórico como uma aliança harmônica
entre a presença do capitalismo estadunidense no Brasil e a concentração de terras nas mãos dos
latifundiários. Para os militantes e simpatizantes do PCB, os anos 1960-64, em especial,
simbolizavam o aprofundamento de uma crise estrutural da sociedade brasileira.
As músicas de protesto foram produzidas em um contexto bastante conturbado da história
do Brasil. Seu período de consolidação/extinção foi de extrema repressão. Houve suspensão.