caracteristicas da monarquia moderna e monarquia contemporânea.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As monarquias, em geral, têm no monarca a sua principal figura política, mas o nome desse varia de país para país, podendo ser chamado de rei/rainha, imperador/imperatriz, grão-duque/grã-duquesa, co-príncipe, Emir, Sultão etc.
Explicação:
Resposta:
Tipos de monarquia:
Monarquia constitucional
Esse é o modelo de monarquia mais adotado atualmente e tem como grande marca a limitação dos poderes do monarca. Essa limitação acontece por meio da Constituição. O país pioneiro a realizar esse tipo de monarquia foi a Inglaterra, logo após a Revolução Gloriosa, em 1688. Esse acontecimento marcou o início do fim do absolutismo na Europa.
Monarquia absoluta
A monarquia absoluta ou absolutista é marcada pelos amplos poderes que o monarca possui. O nome desse sistema sugere que os poderes do monarca sobre o país são absolutos e, geralmente, estão acima de qualquer instituição que exista. Pegando como exemplo um sistema político tradicional do mundo (o dos três poderes), o monarca possui tanto poder que pode atuar como executivo, legislativo ou judiciário.
A monarquia absoluta foi muito comum na Europa, no final da Idade Média e durante a Idade Moderna, encontrando seu fim com as transformações políticas que foram acontecendo no começo da Idade Contemporânea.
Características
Pela variação dos sistemas monárquicos que existem atualmente é muito difícil precisar características básicas das monarquias, pois seu funcionamento varia de acordo com as escolhas políticas de cada país. Ainda assim, alguns pontos podem ser levantados.
Como mencionado, a principal figura das monarquias é o monarca, que pode receber nomes, como rei/rainha, imperador/imperatriz, ou emir e sultão nas monarquias existentes nos países árabes, por exemplo.
O poder, em geral, é hereditário, e o trono é ocupado de maneira vitalícia, mas existem exceções. A Malásia, por exemplo, possui uma monarquia cujo poder não é vitalício e sua transmissão não é hereditária. A escolha do monarca, nesse caso, acontece por meio de uma sucessão eletiva, ou seja, uma eleição.
Uma vez eleito, o monarca na Malásia exerce o seu mandato durante cinco anos, e depois é substituído por outro monarca escolhido em uma nova eleição. O monarca malaio é conhecido como líder supremo.
Nas monarquias hereditárias, o poder só é transmitido quando o monarca falece ou renuncia ao trono. Para garantir-se a transmissão do poder, existe uma linha de sucessão que organiza os herdeiros do trono.
Explicação:
Monarquia é uma forma de governo, a mais antiga que está em vigência no mundo atual. Nessa forma, o monarca (que pode ser chamado de rei/rainha ou imperador/imperatriz) exerce o cargo de chefe de Estado ou mesmo o de chefe de governo, no caso das monarquias absolutas. Alguns países atualmente ainda adotam essa forma de governo, e neste texto veremos alguns desses países e os tipos de monarquia que adotam.