Características da Guerra da Ucrânia
Soluções para a tarefa
Resposta: Opinar ou se posicionar diante de um conflito à cerca de 10.000 Km, não é tarefa fácil. Para não cometer erros de avaliação ou inverdades, seria interessante entender algumas questões:
1- Quais os motivos e quem iniciou as agressões? 2- Houve tentativas de negociação, via diplomática? 3- Quais a verdadeiras intenções de ambas as partes?
O pivô do conflito foi a violação por parte da Ucrânia do acordo de Minsk assinado pela Ucrânia e a Rússia em 2014, agravado
pelo pedido da Ucrânia em fazer parte da OTAN violando um outro acordo de que esse organismo não poderia se expandir aos países que fizessem fronteira com a Rússia.
A Otan, na verdade, um braço armado dos EUA, vem rompendo esse acordo com a Rússia sistematicamente, primeiro porque deveria ter sido extinto com o fim do pacto de Varsóvia e o fim da URSS, segundo porque não cumpriu o combinado de não se expandir aos países visinhos à Rússia, e agora quer incorporar a Ucrânia e instalar, como em outros, mais uma base militar dos EUA.
Diplomatas da Rússia vem, insistentemente, pedindo o cumprimento dos acordos, sendo mais uma vez desrespeitados. Esgotadas as tentativas diplomáticas a Rússia optou por usar a sua força militar.
Mas qual o verdadeiro motivo do não cumprimentos desses acordos? Porque a Otan cercou a Rússia, e instalou nesses países poderosas bases militares, inclusive com barreiras ante misses, forças militares e poderosas armas?
Porque ocorreram golpes ou as “revoluções coloridas” na Hungria, na Ucrânia, a exemplo do que ocorreu no Brasil, onde foram depostos governos legitimamente eleitos e em seu lugar colocados governantes alinhados com os EUA?
Muitos analistas, cientistas políticos, partidos de oposição, afirmam que o que está em jogo são grandes interesses econômicos, no caso da Rússia para impedir que esse pais cresça ainda mais e seja um concorrente dos EUA na Europa e no leste europeu.
Afirmam ainda que existem dois outros componentes mais significativos, quais sejam, primeiro garantir a unipolaridade econômica e militar dos EUA, e impedir que a Rússia se transforme em mais um aliado da China que constrói com sucesso o sistema Socialista, este o maior inimigo dos EUA e de todos os demais países capitalistas.
A mídia hegemônica, principalmente a pró Ocidente desenvolve pesada campanha desmoralizante contra a Rússia e seu principal dirigente Vladimir Putin, sendo que este na sua quarta eleição obteve 77% dos votos em 1º turno. Hoje, a guerra contra a Ucrânia eleva ainda mais a popularidade dos russos à Putin.
Os países não alinhados com os EUA, como a China, India, outros países, inclusive o Brasil, estão apoiando a Rússia, ou se abstém de votar contrário.
No entanto a maioria esmagadora da população mundial torce para que diplomaticamente os países envolvidos encontrem uma solução que ponha fim a esse conflito, antes que as contradições se acirrem, criando grave risco de um conflito ainda maior, ou como ninguém deseja uma 3ª guerra mundial.
Explicação: Espero ter ajudado ;)