Química, perguntado por rodrigoferraz27, 8 meses atrás

Características da combustão completa e incompleta do gás butano?

Soluções para a tarefa

Respondido por Isasouza2606
15

Resposta:

A combustão pode ser completa (total) ou incompleta (parcial) dependendo da quantidade de oxigênio. A combustão completa de um combustível ocorre através da produção de gás carbônico e água. ... A combustão incompleta ocorre através da produção de monóxido de carbono (CO) ou através de carvão (C-Fuligem) e H2O.


rodrigoferraz27: É uma boa explicação geral de combustão completa e incompleta. Mas serve o mesmo para o contexto do gás butano?
Respondido por samararufles13
1

A combustão completa de um hidrocarboneto ou mais especificamente, do butano e dada pela sua reação com o oxigênio e liberando gás carbônico e agua.

Por isso que a queima de combustíveis fosseis gera um aumento do efeito estufa, causado por um excesso de CO₂ - gás carbônico e outros gases na atmosfera, aumentando a media das temperaturas.

Escrevendo a equação de combustão completa balanceada, temos:

1 C₄H₁₀ + 13/2 O₂ → 4 CO₂ + 5 H₂O

Já a combustão incompleta gera monóxido de carbono, que é um gás altamente toxico ou carbono na forma de carvão ou fuligem, que e um material particulado poluente.

Os carros possui dispositivo que absorve tanto a maior parte do monoxido de carbono toxico e da fuligem, chamado de catalisador, pois no carro acontece também a queima incompleta do combustível.

Para o butano, temos as seguintes reações de queima incompleta balanceadas:

C₄H₁₀ + 9/2 O₂ → 4 CO + 5 H₂O (no caso aqui há a liberação de monóxido de carbono)

C₄H₁₀ + 5/2 O₂ → 4 C + 5 H₂O (no caso aqui há a liberação de Carvão ou fuligem)

O que caracteriza a combustão incompleta e a menor disponibilidade de oxigênio para a queima de combustível, como pode ser observada através das reações químicas listadas.

Perguntas interessantes