História, perguntado por nataliabarbosa57, 10 meses atrás

características da capitanias do Sudeste?

Soluções para a tarefa

Respondido por taizlapereiradasilva
1

A Região Sudeste do Brasil é a mais populosa e também a mais povoada do Brasil. Os estados que compõem a Região Sudeste são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Duas das cidades mais importantes da América do Sul estão nesta região, que são Rio de Janeiro e São Paulo.

Essa região apresenta relevo, clima, vegetação e hidrografia diversificadas. Estão nesta região alguns lugares turísticos bastante apreciados como o Cristo Redentor e Pão de Açúcar, Parque Ibirapuera e o Jardim Botânico de São Paulo, Instituto Inhotim e o Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Estadual da Pedra Azul e Pico da Bandeira.

O Sudeste é a região mais desenvolvida economicamente do Brasil, com os setores industrial, agrícola, de comércio e serviços bem desenvolvidos e é a que apresenta também a maior taxa de urbanização do Brasil.

Estados e capitais da Região Sudeste

A Região Sudeste do Brasil é formada por quatro estados. São eles:

São Paulo: cuja capital é a cidade de São Paulo. É o estado mais desenvolvido do Brasil, também o mais populoso do país.

Rio de Janeiro: cuja capital é a cidade do Rio de Janeiro. É o estado mais povoado da região.

Espírito Santo: cuja capital é a cidade de Vitória. É o menor estado em extensão territorial dentro do Sudeste.

Minas Gerais: cuja capital é a cidade de Belo Horizonte. É o maior estado em extensão territorial dentro da Região Sudeste.

Os estados da Região Sudeste do Brasil possuem limites com a Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, além do Oceano Atlântico ao Leste.

Características da Região Sudeste

Clima

Praia com pôr do sol

Clima Tropical é predominante no Sudeste (Foto: depositphotos)

Há dois tipos de clima na Região Sudeste do Brasil: o Clima Tropical e o Clima Subtropical. O Clima Tropical pode ser dividido em Tropical com verão úmido e inverno seco; Tropical de altitude e Tropical litorâneo úmido.

Vegetação

Imagem aérea da Mata Atlântica

Reservas de Mata Atlântica, do Parque Estadual Intervales em São Paulo

A vegetação dessa região é bastante diversificada. São biomas existentes na região a Mata Atlântica; a Mata dos Pinhais ou Araucárias; o Cerrado; a Caatinga e ainda a Vegetação litorânea.

Relevo

Depressão Sertaneja em Minas Gerais  

Depressão Sertaneja em Minas Gerais

As unidades de relevo que estão presentes na Região Sudeste do Brasil são: Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba; Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste; Planaltos e Serras de Goiás-Minas; Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná; Depressão Sertaneja e do São Francisco; Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná e ainda Planícies e Tabuleiros Litorâneos.

Hidrografia

Rio Tietê em São Paulo

Rio Tietê, em São Paulo, é um dos rios mais conhecidos da região (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

As principais bacias hidrográficas do Sudeste são a Bacia do Rio São Francisco; Bacia do Rio Paraná; Bacias Costeiras do Nordeste Oriental; Bacias Costeiras do Sudeste. Rios importantes da região são: Rio Paranapanema; Rio Tietê; Rio Doce; Rio São Francisco; Rio Grande; Rio Paraná, dentre outros.

Cultura da Região Sudeste

Comidas típicas

São algumas das comidas típicas mais conhecidas da Região Sudeste a feijoada, o bacalhau, o pão de queijo, feijão tropeiro e tutu de feijão, os doces mineiros, quiabo com frango, pizza, bauru, cuscuz, curau, virado, moqueca capixaba.

Folclore

A cultura do Sudeste é composta por algumas lendas e mitos que se disseminaram em outras partes do país também, como o curupira, saci, boitatá, cuca, lobisomem. Algumas lendas são mais regionais, como o Chico Rei, Cavalo invisível, Mãe de Ouro e Chibamba.

Danças

São danças comuns da Região Sudeste o batuque, a capoeira, a catira e o caxambu, a ciranda e danças de roda, o congo, a dança do tamanduá, dança de velhos, o fandango, jongo, quadrilha, o samba de lenço, também a dança açoriana e a dança alemã.

Talvez as músicas e danças mais conhecidas da região sejam a própria bossa nova, o chorinho, o funk, lundu, o pagode e ainda o samba.

Economia do Sudeste do Brasil

Laranja sendo colhida

Produção de laranja, em São Paulo e Minas Gerais

A economia da Região Sudeste é a mais diversificada do Brasil. A região passou por vários momentos econômicos ao longo da história, os quais vão desde a mineração, a cafeicultura e a produção da laranja até uma industrialização em expansão.

Por isso é atualmente a que possui o maior parque industrial da América do Sul, que fica em São Paulo. É destaque principalmente na prestação de serviços e no setor financeiro, mas também possui expressividade na agropecuária. O turismo também é uma das fontes de recursos para Região Sudeste.

Perguntas interessantes