características , contexto e definição da fases da revolução industrial
Soluções para a tarefa
Causas da Revolução Industrial
O que é Revolução Industrial?
A Revolução Industrial foi motivada pela descoberta de processos de aceleração produtiva e ampliação de lucros. A ideia era utilizar mecanismos diversos para ampliar a capacidade e a eficiência do trabalho individual
A Inglaterra tornou-se a pioneira pois contava com amplas reservas de combustível fóssil, além de vasta mão de obra disponível e uma grande riqueza acumulada nos anos de exploração colonial.
Consequências da Revolução Industrial
Dentre as consequências da Revolução Industrial podemos apontar: crescimento econômico mundial, barateamento dos produtos de consumo e diversificação e aceleração produtiva.
Por outro lado, também podemos indicar: aumento da emissão de gases poluentes; intensificação das desigualdades sociais; no início, os trabalhos eram mal pagos e em péssimas condições; a concentração de pessoas nas cidades gerou epidemias e violência.
Conceitos de Revolução Industrial
Primeira Revolução Industrial
Caracterizada pelo uso de máquinas movidas à vapor com o combustível sendo o Carvão Mineral. Ocorreu a partir da segunda metade do século XVIII, principalmente na Inglaterra. As indústrias desenvolvidas foram: têxtil, siderúrgica e metalúrgica.
As invenções foram diversas, entre elas: máquina a vapor e tear mecânico.
Segunda Revolução Industrial
Caracterizada pelo uso de máquinas e motores à combustão. Ocorreu a partir do final do século XIX, nos EUA, França, Alemanha e Japão. As indústrias com mais desenvolvimento foram: Automobilística, siderúrgica e química.
Principais inovações: automóveis, telefone e rádio.
Terceira Revolução Industrial
Depois da Segunda Guerra Mundial, nos EUA e Japão, uma nova Revolução foi lançada, motivada pelas indústrias da robótica, da informática e dos microcomputadores.
Revolução Industrial no Brasil, Resumo
No Brasil a Revolução Industrial demorou a chegar. Durante o período colonial, não era permitido instalar fábricas aqui sem o consentimento real. Após a independência, o modelo econômico agrário e o poderio da aristocracia segurava este setor.
Com a formação da República, no entanto, e a gradual queda do poder latifundiário, houve, por intermédio das ações, principalmente, de Getúlio Vargas, uma série de investimentos que resultaram na criação de diversas indústrias, entre elas a Companhia Siderúrgica Nacional.
Sobre a Revolução Industrial, leia mais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19276723
Na imagem, máquina têxtil à vapor. Ilustração de T. Allom.