Biologia, perguntado por fdlhgdfh367, 1 ano atrás

caracteristicas, Ameaças, curiosidade, Vegetação da caatinga

Soluções para a tarefa

Respondido por tamyresdejesus
3

O que é caatinga?

A caatinga é um bioma brasileiro localizado em algumas regiões dos estados Bahia, Ceará, Maranhão, Alagoas Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Sergipe e de Minas Gerais, cobrindo cerca de 844.453 km².

Como algumas características da caatinga, podemos citar seu clima semiárido, solo de baixa fertilidade, predominância de arbustos de galhos retorcidos.

O clima da caatinga, sendo semiárido, é de temperaturas altas e chuvas irregulares, sendo que as regiões de planície recebem menos chuvas do que as regiões mais altas, como as chapadas. Normalmente, a caatinga atinge médias de temperatura em torno de 25° a 30°C.  

A vegetação da caatinga varia muito em função  do tipo de solo e da quantidade de chuvas que a região recebe. Podemos encontrar regiões formadas por arbustos e árvores baixas de galhos retorcidos, além dos cactos. As plantas que ali vivem possuem folhas com espinhos, que ajudam a reter a água, e raízes profundas para a captação de água do solo.

A fauna da caatinga é bem diversa, sendo encontrado cerca de 800 espécies de animais. Como exemplos de animais da caatinga podemos citar a onça-pintada, a jaguatirica, o tatu-bola, o gato-do-mato pequeno e o gato-maracajá. Infelizmente, são espécies que correm perigo de extinção.

O bioma da caatinga vem sofrendo constantes ameaças, como as queimadas e o desmatamento acelerado em prol da formação de plantações ou pastos, além da produção do carvão vegetal para as fábricas siderúrgicas. Cerca de 15 a 20% do seu bioma já se encontra em risco de desertificação.

A nível de curiosidade, o nome "caatinga" deriva do idioma tupiguarani e significa "mata branca", uma associação com os troncos brancos das plantas da região. Existem na caatinga cerca de 327 espécies que são exclusivas do bioma. Infelizmente, é nesta região que habita ararinha-azul, a ave que corre o maior risco de extinção no Brasil.

Anexos:
Perguntas interessantes