Característica : Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo
Soluções para a tarefa
RESPOSTA
O Luteranismo,Calvinismo e anglicanismo
Todas são doutrinas protestantes, que se distinguem pelo fato de assumir diferentes características mediante os seus precursores.
Assim, a primeira doutrina protestante é o Luteranismo, na Alemanha, a qual influenciou o Calvinismo, de João Calvino, na França.
Ao contrário dos luteranos, os calvinistas acreditam na Doutrina da Predestinação, o que significa que caminho de cada pessoa já está traçado por Deus, cujo chamado não pode ser negado, decorrendo daí a ideia do destino espiritual. : Calvinismo e Anglicanismo.
Na sequência, o Anglicanismo tem, por sua vez, origem na Inglaterra a partir da negação do pedido de divórcio que o rei Henrique VIII teria feito ao papa Clemente VII. Assim, o rei dividiu a igreja na Inglaterra dando origem à igreja anglicana.
Explicação:
espero que tenha ajudado
As principais características do Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo são:
Luteranismo:
- País de origem: Alemanha
- Época do Movimento:1521
- Líder: Martinho Lutero
- Críticas à Igreja Católica: crítica à venda de indulgências e corrupção do clero.
- Ideias defendidas: a palavra de Deus estaria na bíblia, sendo assim ela seria a única fonte de da verdade. As pessoas seriam salvas pela fé e não pelos atos de cada um.
- Críticas à Igreja Católica: crítica à venda de indulgências e corrupção do clero.
Calvinismo:
- País de origem: Suíça
- Época do Movimento: 1533
- Líder: João Calvino
- Críticas à Igreja Católica: crítica à venda de indulgências e corrupção dentro da Igreja. Deus não concederia salvação a todos.
- Ideias defendidas: Deus já havia decidido a quem daria a salvação. A morte de Deus na cruz, aconteceu para salvar somente aos eleitos. O homem nasceu pecador e só receberia a salvação se Deus decidisse salvá-lo.
Anglicanismo:
- País de origem: Inglaterra
- Época do Movimento: 1534
- Líder: rei Henrique XVIII
- Críticas à Igreja Católica: matinha as críticas anteriores e desejava também que a Igreja aceitasse o divórcio.
- Ideias defendidas: divórcio, acúmulo de riquezas.
Com a Reforma Protestante, a Igreja Católica tem sua hegemonia abalada e a partir deste momento, surgem Igrejas que se identificavam como cristãs, mas sem possuírem sua sede em Roma.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/21660278