Característica de Júlio Dinis
Soluções para a tarefa
Resposta:
Júlio Diniz (1839-1871) foi um escritor e médico português, um dos mais importantes ficcionistas românticos de Portugal. Sua obra representou uma verdadeira análise da sociedade burguesa da segunda metade do século XIX.
Júlio Diniz, pseudônimo de Joaquim Guilherme Gomes Coelho, nasceu em Porto, Portugal, no dia 14 de novembro de 1839. Neto de ingleses foi educado sob os moldes da burguesia britânica, da qual assimilou os costumes e valores.
Primeiro Romance
Com 19 anos, publicou seu primeiro romance, “Justiça de Sua Majestade”. Em 1861, formou-se em medicina e passou a clinicar. Pouco tempo depois, passou a lecionar na mesma faculdade. Com o pseudônimo, colaborou para o jornal A Grinalda e para o Jornal do Porto, onde publicava contos e poesias.
Vitimado pela tuberculose, Júlio Diniz foi obrigado a deixar o Porto. Fez constantes viagens para o campo, e encontrou na vida campestre os motivos para seus romances, com exceção de “Uma Família Inglesa”, onde analisa os costumes da burguesia do Porto.
As Pupilas do Senhor Reitor
Em 1867, Júlio Diniz publicou o romance “As Pupilas do Senhor Reitor”. O enredo campesino desenvolve-se em função dos desencontros amorosos de Daniel, um dos filhos do lavrador João das Dornas. Voltando ao campo depois de concluídos os estudos, Daniel sente-se meio deslocado o ambiente rústico da aldeia. Acaba ligando-se afetivamente a Clara, noiva de seu irmão Pedro, sem perceber que, na verdade, era amado pela irmã dela, Margarida. Depois de vários acontecimentos, os pares se definem: Daniel, finalmente integrado à vida no campo, casa-se com Margarida e Pedro une-se a Clara.
Características da Obra de Júlio Diniz
O amor é o grande tema dos romances de Júlio Diniz, contudo não é concebido de forma fatal, como era para o ultrarromântico. Os enredos, girando em torno de problemas amorosos e familiares, são simples e no final os mal-entendidos se esclarecem e tudo se resolve.
Destaca-se também, nos romances de Júlio Diniz, a preocupação com a caracterização do contexto socioeconômico onde se desenrola o enredo. Além de traços de realismo e objetividade com uma linguagem simples sem o tom declamatório tão comum entre os escritores românticos.
Júlio Diniz faleceu no Porto, Portugal, no dia 12 de setembro de 1871, com apenas 32 anos.
acho que é isso que vc procura, espero ter ajudado!!!!