História, perguntado por Barbosinha123, 1 ano atrás

Característica Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Soluções para a tarefa

Respondido por anamarinho123
8

No segundo domingo de outubro, a capital do estado do Pará, Belém, movimenta-se intensamente para homenagear sua padroeira - Nossa Senhora de Nazaré. Essa festa religiosa é conhecida como Festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Trata-se da maior procissão do norte brasileiro, formada por uma multidão nunca menor que um milhão de pessoas. São devotos provenientes de estados próximos e do interior do Pará.

Durante a cerimônia, são realizadas danças, pagamentos de promessas realizados dentro das mais antigas tradições portuguesas, com mortalhas e penitências originais. Romeiros que vão à procissão do Círio, que pode durar até cinco horas, pagam promessas ou prestam sua homenagem à mãe de Cristo.

A origem da devoção a Nossa Senhora de Nazaré remonta ao século XI. Dom Fuas Roupinho, cavaleiro e amigo do primeiro rei português, dom Afonso Henriques, é salvo da morte implorando o socorro da Virgem Maria, cuja imagem avistara em uma capelinha perto do abismo em que quase caíra.

Agradecido, dom Fuas mandou erguer, no local onde estava a capelinha com a imagem da Virgem que vira, um santuário para o culto a sua protetora, que foi denominada Nossa Senhora de Nazaré. O nome se deve ao fato de que, segundo relatos a que Roupinho teve acesso, a imagem era proveniente daquela cidade da Palestina. Mais tarde, o príncipe dom Fernando, filho de dom João II, ordenou a construção de uma rica igreja, na baixada próxima ao templo, junto à praia. No local, formou-se a cidade de Nazaré, uma das povoações mais tradicionais e características de Portugal.

No Brasil, o culto à Senhora de Nazaré é intenso na Amazônia

Perguntas interessantes