Química, perguntado por fabricio8360, 11 meses atrás

caracteriste e exemplifique cada tipo de ligação química​

Soluções para a tarefa

Respondido por brunacaroline7357
6

Resposta:

Tipos de Ligações Químicas

Ligação Iônica

Esse tipo de ligação ocorre somente entre íons (cátions e ânions), por isso é chamada de ligação iônica.

Para entender, os íons são átomos que tendem a perder ou a ganhar elétrons. Um ânion, possui carga elétrica negativa, portanto, irá se unir com um cátion, de carga positiva, resultando em um composto iônico. Um vai doar elétrons para o outro, chegando-se á estabilidade.

Ligação Covalente

Nesse tipo de ligação ocorre o compartilhamento de elétrons.

Nesses casos, não se perdem nem se ganham elétrons, eles são divididos entre os átomos.

Elas, ainda, podem ser simples, duplas ou triplas, a depender de quantos elétrons são compartilhados entre os átomos.

Ligação Covalente Dativa

É muito parecida com a ligação covalente, no entanto, ela ocorre quando um dos átomos já conferiu seu octeto – oito elétrons na camada de valência -, mas o outros necessita de mais dois elétrons para adquirir sua estabilidade.

Ligação Metálica

Como o nome indica, ela ocorre entre os metais, que são elementos químicos bons condutores térmicos e elétricos.

Aqui, são formadas as ligas metálicas, ou mar de metais, em que os metais se agrupam, ordenadamente, formando grades ou um retículo cristalino.


fabricio8360: obrigado muito boa sua resposta
adversipsicarjpe87ij: É uma satisfação poder participar!
Respondido por adversipsicarjpe87ij
4

Resposta:

Existem diferentes tipos de ligações químicas, sendo elas: ligação iônica, ligação metálica e ligação covalente

Explicação:

Ligação iônica: é a ligação que ocorre entre íons com a transferência de elétrons. É formada em razão da existência de forças de atração eletrostática entre íons: íons negativos (ânions) e positivos (cátions). O exemplo mais comum de composto iônico é o Cloreto de Sódio (NaCl), o nosso sal de cozinha. O átomo de sódio (Na) não é estável (apresenta 1 elétron livre na camada de valência), a estabilidade só será atingida se ele perder um elétron, o que dará origem ao cátion Na+. O átomo de cloro (Cl) também não é estável, pelos mesmos motivos que o Na, e atingirá a estabilidade somente se ganhar um elétron, esse átomo dá origem ao íon Cl-. Se os íons já estão formados e eletronicamente estáveis, haverá assim uma interação eletrostática representada pela fórmula: Na+ + Cl- → NaCl.

Ligação metálica: a estrutura atômica dos metais é a Cristalina, que se constitui por cátions do metal envolvidos por elétrons, com retículos cristalinos presentes nos metais. Os retículos cristalinos dos metais são formados por um grupamento de cátions fixos envoltos por elétrons, esses, por sua vez, se encontram deslocalizados, ou seja, não se sentem atraídos por nenhum núcleo.

Ligação covalente: nessa ligação, os átomos são unidos devido ao compartilhar de seus elétrons, surgem então os pares eletrônicos=Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl). Cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos. As moléculas são estruturas eletricamente neutras porque não ocorre nem ganho nem perda de elétrons, apenas o compartilhamento.


fabricio8360: resposta muito boa obrigado
Perguntas interessantes