CAPÍTULO XXVI
"Parece que ela os compra em alguma fábrica misteriosa, pensou Rubião, descendo o morro, nunca os vi como hoje." Seguiu-se a mudança para a casa de Botafogo, uma das herdadas, foi preciso alfaiá-la, e ainda aqui o amigo Palha prestou grandes serviços ao Rubião, guiando-o com o gosto, com a notícia, acompanhando-o às lojas e leilões. Às vezes, como já sabemos, iam os três; porque há cousas, dizia graciosamente Sofia, que só uma senhora escolhe bem. Rubião aceitava agradecido, e demorava o mais que podia as compras, consultando sem propósito, inventando necessidades, tudo para ter mais tempo a moça ao pé de si. Esta se deixava estar falando, explicando, demonstrando.
Em que parte do texto é percebida a recíproca da personagem Sofia às investidas veladas de Rubião?
Parece que ela os compra em alguma fábrica misteriosa, pensou Rubião
iam os três; porque há cousas, dizia graciosamente Sofia, que só uma senhora escolhe bem
Esta se deixava estar falando, explicando, demonstrando.
Considerando o campo semântico criado pelo enredo observado no Capítulo XXIV, o que pode ser inferido a partir do trecho: “[...]
Sofia era, em casa, muito melhor que no trem de ferro. Lá vestia a capa, embora tivesse os olhos descobertos; cá trazia à vista os olhos e o corpo, elegantemente apertado em um vestido de cambraia, mostrando as mãos que eram bonitas, e um princípio de braço. Demais, aqui era a dona da casa, falava mais, desfazia-se em obséquios; Rubião desceu meio tonto. [...]”?
A forma como o narrador simplifica os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, e a figura feminina como elemento de empoderamento e denúncia.
A forma como o narrador evidencia os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, tem se a exposição da figura feminina como elemento de sedução e encantamento, tendo como alvo a personagem Rubião.
A forma como o narrador evidencia os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, tem se a exposição da figura masculina como elemento de sedução e encantamento, tendo como alvo a personagem Sofia.
CAPÍTULO XXIV
Rubião tinha vexame, por causa de Sofia; não sabia haver-se com senhoras. Felizmente, lembrou-se da promessa que a si mesmo fizera de ser forte e implacável. Foi jantar. Abençoada resolução! Onde acharia iguais horas? Sofia era, em casa, muito melhor que no trem de ferro. Lá vestia a capa, embora tivesse os olhos descobertos; cá trazia à vista os olhos e o corpo, elegantemente apertado em um vestido de cambraia, mostrando as mãos que eram bonitas, e um princípio de braço. Demais, aqui era a dona da casa, falava mais, desfazia-se em obséquios; Rubião desceu meio tonto.
De acordo com o excerto, o que é possível afirma em relação ao foco narrativo?
A);O narrador é em terceira pessoa, participando das ações como personagem. Descreve as cenas sem fazer parte, com intromissões.
B) O narrador é em terceira pessoa, não participando das ações como personagem. Descreve as cenas sem fazer parte, nem intromissões.
C)O narrador é em primeira pessoa, participando das ações como personagem. Descreve as cenas tomando parte, com intromissões.
Soluções para a tarefa
1- C
2-B
3-B
espero ter ajudado :)
1. A parte do texto em que é percebida a recíproca é a alternativa c) "Esta se deixava estar falando, explicando, demonstrando".
Vejamos o porquê desta passagem ratificar a recíproca de Sofia por Rubião:
- Quincas Borba foi um filósofo que viveu em Barbacena. Ele morreu e deixou seu dinheiro para Rubião, onde tinha que cuidar de seu cachorro;
- Outra personagem, Rubião, começa a enfrentar a protagonista principal, Sofia, na hora certa, quando ela começa a entrar em uma fase de incerteza e solidão. Isso faz com que ela se torne recíproca e desenvolva alguns conceitos sobre humanismo e capitalismo que aparecem repetidamente através do trabalho.
Saiba mais sobre as recíprocas de Sofia por Rubião em: https://brainly.com.br/tarefa/42993204
2. O campo semântico criado pelo enredo pode ser inferido por meio do trecho, por meio da alternativa b): "A forma como o narrador evidencia os fatos, os comportamentos e gestos das personagens, tem se a exposição da figura feminina como elemento de sedução e encantamento, tendo como alvo a personagem Rubião."
Vejamos a sedução do feminino em Quincas Borba:
- Em Quincas Borba, encontramos o feminino simbolizado não por uma, mas por três personagens. A figura dominante do feminino é a personagem de nome Carlota. Ela representa a natureza sedutora e atraente da feminilidade;
- A sedução da feminilidade, tal como se expressa no Quincas Borba, não é apenas uma atração física; carrega uma certa emoção que pode ser encontrada em todas as mulheres. Existem muitas representações da feminilidade que mostram como as mulheres que tentam mascarar seus verdadeiros sentimentos para obter poder e autoridade na sociedade.
Saiba mais sobre a sedução do feminino em Quincas Borba em: https://brainly.com.br/tarefa/29178978
3. Com relação ao foco narrativo, a alternativa correta é a b) "O narrador é em terceira pessoa, não participando das ações como personagem. Descreve as cenas sem fazer parte, nem intromissões."
Verifiquemos as características do narrador na terceira pessoa:
- Ele fala do ponto de vista da terceira pessoa, o que lhe permite ser onisciente e objetivo. Ele também é uma fonte confiável e não pode ser suspeito de parcialidade ou preconceito;
- Ele não vê a si mesmo ou aos personagens de sua narrativa, portanto, nunca se inserirá na história. Isso permite que ele permaneça imparcial, porque ele está apenas contando uma história sobre o que aconteceu, em vez de ter uma opinião sobre isso.
Saiba mais sobre as características de um narrador na terceira pessoa em: https://brainly.com.br/tarefa/26380522