CAPÍTULO PRIMEIRO
DO TÍTULO
Machado de Assis
Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei no trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da Lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.
— Continue, disse eu acordando.
— Já acabei, murmurou ele.
— São muito bonitos.
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: “Dom Casmurro, domingo vou jantar com você”. — “Vou para Petrópolis, Dom Casmurro; a casa é a mesma da Renânia; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo”. — “Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama [...]”.
Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Obras Completas de Machado de Assis, vol. I. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
O trecho do romance Dom Casmurro trata principalmente
Escolha uma das opções abaixo:
A. do livro que será lançado pelo narrador.
B. dos poemas recitados por um rapaz no trem.
C. do apelido que o narrador ganhou de um conhecido.
D. dos hábitos reclusos e calados do narrador.
LIMPAR MINHA ESCOLHA
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 10,00 ponto(s).
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
B. dos poemas recitados por um rapaz no trem.
Pode-se afirmar que, durante a narrativa do discurso indireto, as falas de todos os personagens são realizadas pelo próprio narrador.
Os discursos dos personagens neste tipo de narrativa não são expressadas em sua forma original, pois o narrador se expressa por eles. Diferente do discurso direto, onde a voz do personagem é inserida no texto, sem a interferência do narrador.
A narração no discurso indireto é sempre feita na terceira pessoa, há a intervenção do narrador entre as falas e as falas dos personagens são feitas pelas próprias palavras do narrador.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás