História, perguntado por reginaldo8971, 10 meses atrás

capitismo no Brasil​

Soluções para a tarefa

Respondido por clarafernanda7p4psbi
0

Resposta:

A FORMAÇÃO DO CAPITALISMO NO BRASIL

São temas recorrentes, no debate econômico brasileiro, as questões do desenvolvimento econômico e da desigualdade e a forma da inserção externa da economia brasileira. O Brasil passou por muitas transformações econômicas, com destaque para a passagem da economia agrário-exportadora para a economia industrial, ao longo do século XX. Mas, apesar do elevado crescimento econômico ocorrido ao longo desse período, preservou-se uma profunda desigualdade, seja entre indivíduos ou em termos regionais. As mudanças não foram acompanhadas por uma distribuição equânime dos seus benefícios.

As explicações para este fenômeno podem ser as mais variadas. Uma que se destacou foi a do caráter dependente do desenvolvimento econômico brasileiro, respondendo a mudanças na divisão internacional do trabalho, e da forma como este foi internalizado no país a partir das contradições entre as classes dominantes e dominadas. É dentro deste campo que se insere esta obra, buscando interpretar como o desenvolvimento brasileiro foi se moldando às mudanças internacionais, de acordo com condicionantes internos.

O livro resgata três fases principais do desenvolvimento brasileiro. A primeira, a era portuguesa, caracteriza essencialmente a economia colonial. A segunda refere-se à fase de preponderância da economia inglesa, em que as relações da economia agrário- exportadora passam a se dar diretamente entre as classes dominantes locais e o sistema hegemônico. Por fim, a fase de transição para a hegemonia da economia norte-americana, em que se dá o processo de industrialização e novas formas de relacionamento com a economia mundial.

A crise econômica mundial, a forte dependência da exportação de commodities e a manutenção da desigualdade fazem com que o lançamento da segunda edição deste livro seja bastante oportuno. A leitura possibilitará o contato com uma interpretação instigante de como se processou e preservou ao longo do tempo o desenvolvimento, dependência e desigualdade da economia brasileira.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes