Capital social é conceituado por Puntnam (1996, p. 177) como a constituição do conjunto de características da organização social, como confiança, normas e sistemas, que contribuem para aumentar a eficiência da sociedade, facilitando as ações coordenadas.
O conceito de capital social trata da importância dos fatores de natureza cultural para o processo de desenvolvimento das comunidades. (QUEIROZ, Roosevelt B.. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2012, pág. 85).
Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e as leituras realizadas, a conceituação de capital social é diferente de capital humano.
Analise as proposições abaixo com V (Verdadeiro) ou F (Falso) em relação ao conceito de capital humano:
( ) se refere ao grau de escolaridade e saúde da população
( ) se refere ao nível de preparo da população para o trabalho e para a produção.
( ) se refere ao grau de potencial econômico da população para aquisição de bens
( ) se refere ao grau de obediência do cidadão em relação as normas
Após a análise das proposições, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - V, F, V, V
B - F, F, V, V
C - V, V, F, V
D - V, V, F, F
E - V, V, V, V
Soluções para a tarefa
Olá!
Diferente do conceito de capital social, conceitua-se como capital humano um conjunto de conhecimentos, saúde e preparo da população que podem ser transformados em valor econômico, ou seja, a capacidade das pessoas em produzir economicamente algo.
Muitas teorias da administração se referem ao capital humano apenas como a "força de trabalho", que pode ser facilmente trocada. De toda forma, é sabido que este é adquirido através da escolaridade e da experiência não só laboral, mas de vida.
Assim, a alternativa correta é a letra D.
Resposta: LETRA "D" A conceituação de capital social é diferente de capital humano se refere ao grau de escolaridade, saúde e preparo da população para o trabalho e para a produção.
Explicação: QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 85.