Capitães da Areia é uma das obras marcantes dos reconhecidos “romance de 1930”, já que ressalta transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil. No excerto abaixo, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse período:
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia
que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto*. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai e é quem pode nos ajudar…
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá…
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.[Jorge Amado, Capitães da Areia.]
Escolha uma:
a. a inovação estética, trazida pelas vanguardas, no abundante emprego de neologismos.
b. o foco enfático em camadas sociais e nos problemas sociais vividos por elas.
c. o apelo ao determinismo geográfico e racial, na interpretação dos fatos narrados.
d. a aceitação do primitivismo como modelo formal, à semelhança do que fizera o Cubismo europeu.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:D
Explicação:
Pois fala do apelo dele
Espero ter ajudado ^•^
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa : B
Explicação:
Pois, principalmente na segunda fase do modernismo, há uma preocupação em mostrar a realidade, e seus problemas envolvidos na sociedade. Em 1930 foi um ano de desigualdade, aumento do desemprego, a falência de fábricas, a fome e miséria, com isso veio a Revolução de 1930 (um golpe de estado).
Em Capitães da Areia, Jorge Amado, procura representar esses problemas, mostrando a desigualdade de classes, quando se refere no trecho "Mas os ricos tinham a vacina", deixa claro sua crítica.
Perguntas interessantes
Sociologia,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás