Ed. Física, perguntado por 43Maria, 1 ano atrás

capacidades fisicas envolvidas na ginástica artística

Soluções para a tarefa

Respondido por Debora1543
14
Existem outras atividades que são menos estáveis mas que não são recomendadas para todos os grupos. Veja exemplos: 
Instensidade constante: caminhada, escalada, "jogging", corrida, step , bicicleta ergométrica, ciclismo, remo, skate , roller blading, ski. 
Instensidade inconstante: tenis, squash, handebol, futebol, basquete, roquei, roquei no gelo, e outros aneróbicos. 

Existem 3 aspectos importantes que devem ser considerados e monitorados para que se obtenha os melhores benefícios e segurança em uma aula: 
Frequência (deve ser praticado de 3 a 5 vezes por semana); 
Intensidade (deve ser monitorada a F.C. a fim de se evitar o estresse - Zona Alvo : de 60% - 85% da FCM); 
Duração (deve ser de no mínimo 20 min e máximo 60 min por aula- só devem ultrapassar este tempo indivíduos treinados a fim de se evitar o "overuse"). 

Níveis de Treinamento: 60% FCM sedentários, 70% FCM intermediário, 85% FCM avançado. 

Objetivos 
Seu objetivo principal é melhorar a habilidade do sistema cardiovascular liberando mais oxigênio e melhorarando a capacidade aeróbica de endurance nos músculos durante os exercícios. É dito que os exercícios aeróbicos equilibram a pressão arterial, diminuem o % de gordura e diminuem o risco de ataques cardíacos nos indivíduos. 
É muito comum entre profissionais mais experientes de Educação Física (os que atuam há vários anos na área), o comentário preciptado de que a "aeróbica"não é um exercício aeróbico por não tratar-se de um tipo de exercício conhecido como exercício cíclico (movimento repetido constantemente em forma de ciclos), comentário este seguida da afirmação de que a corrida e a natação são formas mais eficientes de exercício cíclico aeróbico. Denominamos preciptado por dois motivos: 

Se a fonte energética predomina nos 20 a 30 min. de exercício intenso, normalmente oferecidos em uma aula de aeróbica, não fosse o metabolismo oxidativo ou "aeróbico", definitivamente não seria possível para as pessoas que a ela se submetessem, permanecendo em movimento constante durante todo o tempo da aula, dados aos efeitos da acidose provocada pela produção de lactato, subproduto do metabolismo glicolítico ou "anaeróbico". 
O estímulo cardiovascular, como forma de incrementar a condição aeróbica geral, está muito longe de ser o único objetivo da aeróbica, o que afasta qualquer possibilidade de comparação da mesma com outra forma de exercício, seja ele cíclico ou acíclico. 

Os exercícios aeróbicos têm como característica comum a utilização de uma intensidade média e uma média/longa duração. A intensidade média é conhecida normalmente pela mensuração da F.C., que não aparece igual em indivíduos diferentes, mas que normalmente situa-se numa mesma faixa para uma média populacional submetida a um mesmo estímulo, quando aproximadas as condições iniciais de cada componente desta população teste. Existem tentativas de estabelecer um patamar mínimo e um patamar máximo de F.C. , que isolaria a faixa chamada de "Zona alvo de Treinamento. De acordo com esta tabela, o indivíduo deveria permanecer dentro dessa faixa para que os melhores resultados, em termos de capacidade aeróbica geral, fossem alcançados. Já com relação à duração, considera-se que seriam necessários 20/30 minutos em cada sessão para que os beneficios acima citados pudessem ser alcançados. Além disso, somente após esse período de tempo, os ácidos graxos livres (AGL) começariam a ser metabolizaodos em quantidades importantes para um programa de diminuição da porcentagem de gordura corporal. 
A mais importante meta relacionada à prática desta atividade não está ligada a fatores fisiológicos, mas sim aos aspectos motores da mesma.
Perguntas interessantes